Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Folhapress
24 abr 2024 às 09:55
- Agência Petrobras
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Senado aprovou nesta terça-feira (23) o projeto de lei que cria regras para a pesquisa clínica com seres humanos, conhecido como PL das cobaias humanas. O texto, aprovado em votação simbólica (sem a contagem de votos), segue para sanção ou veto do presidente Lula (PT).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
Era presidente do Codel

Alex Canziani assume Secretaria de Inovação e Transformação Digital

Imagem de destaque
Já regularizou seu título?!

Justiça Eleitoral espera que mais de 400 mil eleitores votem em Londrina

Imagem de destaque
Veja as alterações

Ratinho Junior anuncia mudanças em secretarias e outros órgãos no Paraná

Imagem de destaque
Nesta sexta

Alexandre de Moraes manda soltar Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro

O projeto já havia sido aprovado pelo Senado em 2017, mas sofreu alterações na Câmara dos Deputados e foi votado novamente pelos senadores. O relator, senador Dr. Hiran (PP-RR), rejeitou parte das mudanças feitas pelos deputados federais no ano passado.

Publicidade


O projeto de lei cria uma série de regras gerais para as pesquisas em seres humanos, como a exigência de autorização expressa dos participantes e a garantia de anonimato, privacidade e sigilo das informações colhidas.


Durante a tramitação, o projeto foi criticado por entidades como a Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) –instância máxima de avaliação ética em protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos– e o CNS (Conselho Nacional de Saúde).

Publicidade


O projeto estabelece que os participantes receberão os medicamentos experimentais por prazo determinado de até cinco anos após a conclusão da pesquisa clínica -atualmente, resolução do CNS que trata do assunto determina que eles devem ter acesso gratuito e por tempo indeterminado aos produtos.


Outro ponto criticado durante a tramitação do texto foi o prazo dado à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para fiscalização e liberação de produtos importados para fins de pesquisa.


A proposta estabelece o prazo máximo de 90 dias úteis para análise sanitária dos pedidos de ensaios clínicos com seres humanos para registro de produtos. No caso de produtos considerados complexos, o prazo é de 120 dias úteis.


"Com um ambiente regulatório apropriado, é seguro dizer que o Brasil conseguirá atrair mais investimentos para a área e possivelmente saltará pelo menos dez posições na lista dos países líderes em pesquisas", afirmou o relator durante a sessão desta terça.


Imagem
Eleitores de Londrina aprovam atendimento com horário estendido no Fórum Eleitoral
Antes mesmo das 9h desta terça-feira (23), dezenas de eleitores aguardavam do lado de fora do Fórum Eleitoral para regularizar o cadastro eleitoral. O TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) ampliou o horário de atendimento das 9h às 18h,
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade