Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Cuidados com os pets na Copa

14 jun 2018 às 20:57
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com o início da Copa do Mundo, o tutor de cão e/ou gato deve se preocupar não somente com a vestimenta verde e amarela do bichano, como também cuidar do ambiente para que a época, considerada uma das mais alegres para o brasileiro, não se transforme em momentos de estresse – tanto para ele quanto para o pet que, cada vez mais inserido nas famílias, acaba participando das comemorações.

O médico veterinário Marcello Machados, da Total Alimentos, dá algumas dicas para curtir a festança:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Adereços

Leia mais:

Imagem de destaque

Cuidados com o pet no inverno

Imagem de destaque
Balaio de bichos

Nada de chocolate para os pets

Imagem de destaque
Balaio de Bichos

Alimentos proibidos para cães

Imagem de destaque

Feiras de Adoção deste final de semana


Em relação aos adereços, procure usar aqueles específicos que não causem incomodo ou machuquem seu amigo. Importante que o pet já esteja acostumado a utilizar também para não causar estresse. Atenção com fitas, bandanas e acessórios plásticos que possam enroscar e causar ferimentos e até mesmo sufocamento ou ainda algo que ele possa tirar e engolir. De preferência, se for utilizar algum acessório, sempre esteja perto de seu amigo supervisionando-o.

Publicidade


Sobre tinturas de pelo, utilize apenas as desenvolvidas para os pets. Mesmo assim, faça um teste com um pouco de tinta em uma pequena área, diretamente na pele e observe se não causa nenhum tipo reação alérgica local.


Cuidado com a alimentação

Publicidade


Em relação aos petiscos que servimos durante os jogos, não ofereça de forma alguma. Além de não ser própria para eles, estes alimentos estão carregados muitas vezes de gordura e outras substâncias que podem causar distúrbios digestivos graves. Use snacks específicos e também de forma moderada. Eles podem ser oferecidos como agrado ou recompensa, mas não substituem a alimentação completa diária. Bebida alcoólica jamais, o álcool é extremamente nocivo para eles e pode causar intoxicações graves.


Barulho e fogos de artifício

Publicidade


Em relação ao barulho, para os pets, o ideal é não haver. Por possuírem ouvidos sensíveis e potentes, os barulhos das vuvuzelas, apitos, cornetas, televisão alta, gritos e principalmente rojões, os deixam muito estressados e atordoados. Dentro de casa se estiver com um pet junto, comemore com moderação de barulho, eles agradecem. Abaixo algumas dicas para quem não consegue escapar dos rojões:


- Não deixe os cães acorrentados, pois ao ouvir os fogos eles entram em pânico e podem acabar se sufocando. Mantenha o local seguro, livre de objetos que possam machucá-lo.

Publicidade


- Se você tem uma piscina em casa, cubra-a bem para evitar que animais assustados caiam e se afoguem nela. Lembre-se de que mesmo sabendo nadar, se o nível da água estiver baixo, eles não conseguirão sair sozinhos.


- Feche portas e janelas para evitar fugas. Assim você garante que eles ficarão protegidos dentro da sua casa.

Publicidade


- Se você tem mais de um cão, separe-os, pois com o barulho alto eles podem se assustar e brigar entre si.


- Sirva a ração em pequenas refeições. Com muito alimento no estômago, ele pode ter problemas de digestão e até uma torção gástrica, caso entre em pânico.


- Se o seu pet é do tipo que fica muito assustado, procure um veterinário de confiança e peça indicações de ansiolíticos para os dias mais críticos.

- No momento dos fogos, feche a janelas e portas do local, ligue a televisão ou rádio (volume não exagerado) e se possível um ventilador para abafar o som e ruídos de fora. Aja naturalmente e com tranquilidade. Caso ele queira se esconder, deixe-o à vontade sem forçá-lo a ficar no seu colo, apenas caso ele sinta necessidade e venha pedir abrigo com você. Muitas vezes em que os abraçamos e assumimos uma postura de querer protegê-los, passamos a sensação de que aquele é realmente um momento de perigo, deixando-os ainda mais agitados.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade