Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

O que fazer para minimizar o xixi fora do lugar?

26 out 2018 às 17:26
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

É interessante saber que o xixi, além de ser a forma que o animal tem para eliminar resíduos de seu corpo, pode ter algumas outras funções, como ser um canal para se comunicar, passar informação a outros cães - como quando se leva para casa um novo animalzinho e o mais antigo passa a demarcar o território para se sentir mais confiante, ou como uma resposta de submissão, medo, ansiedade ou excitação.

Levando em consideração estes fatores, devemos nos atentar aos detalhes para identificar a causa e não correr o risco de reforçar uma atitude errada do cão, como as necessidades no local errado, um dos grandes problemas enfrentados pelos tutores. Com paciência e dedicação essa situação pode ser resolvida.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O mais importante para corrigir ou prevenir este tipo de erro é nunca dar bronca em seu cão. Apesar da dificuldade, o erro deve ser absolutamente ignorado, pois caso seja dada uma bronca no momento em que ele fez o xixi, a ação poderá ser interpretada de forma equivocada, fazendo com o que o animal pense que levou bronca simplesmente por se aliviar, e não por fazer isso no local indesejado. Em alguns casos, o animal pode até esquecer que fez algo errado, caso a bronca seja dada muito tempo depois do xixi, pois ele não saberá ao certo o que fez.

Leia mais:

Imagem de destaque

Cuidados com o pet no inverno

Imagem de destaque
Balaio de bichos

Nada de chocolate para os pets

Imagem de destaque
Balaio de Bichos

Alimentos proibidos para cães

Imagem de destaque

Feiras de Adoção deste final de semana


Nas duas situações acima, o cãozinho poderá sentir medo de fazer as necessidades em local visível e procurar fazer longe do tutor.

Publicidade


É fundamental ajudá-lo a acertar. A cada acerto, recompense-o. Quando se toma ciência do motivo que o leva a fazer o xixi no local errado é hora de pôr em prática os treinos e ensinar o local correto.


Passo a passo

Publicidade


Defina o local que será utilizado o banheiro do cão. Este espaço precisa ter um tamanho razoável para que o pet possa se movimentar caso queira dar umas voltinhas ao redor dele antes de fazer o xixi, como fazem na grama.


Além disso, o ambiente deve ser afastado do lugar onde ele come, dorme ou brinca (prefira um lugar calmo e seguro, pois imagine como seria ruim para o animal se aliviar bem quando a máquina de lavar roupas começa a fazer barulho - isso poderá ser um obstáculo).

Publicidade


Deixe sempre o banheirinho limpo, pois alguns animais não fazem suas necessidades caso esteja sujo e acabam procurando outro local.


Para incentivar o acerto podemos inicialmente espalhar vários tapetes higiênicos pela casa. Também podemos limitar o espaço para que ele saiba que naquele local é onde deve fazer suas necessidades (nesta hora, o reforço positivo fará toda a diferença). O reforço poderá ser realizado de várias formas, como com petiscos, carinho e muita festa para comemorar o acerto.


Com paciência e determinação os pets podem compreender de uma forma saudável que fazer as suas necessidades no local correto é bom e pode trazer muitos benefícios.

Por Paula Miranda, adestradora e franqueada da Cão Cidadão


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade