Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Pets não devem comer chocolate

27 mar 2018 às 09:01
- SECOMSP
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O chocolate é a grande estrela da Páscoa. Ovos, barras, bombons. A casa fica repleta de gostosuras. Uma tentação não só para nós, seres humanos, como para os animais de estimação. Aí bate aquela dúvida: dar ou não dar um pedacinho? A recomendação é resistir à cara de pidão, pois o chocolate faz muito mal à saúde deles. Se a ideia for presenteá-los com guloseimas alusivas à data comemorativa, opte pelas fabricadas com ingredientes próprios para seu consumo. O mercado oferece muitas opções, incluindo chocolates sem cacau e açúcar e petiscos em formato de cenoura e coelho. Frutas como mamão, banana, maçã e morando também são uma ótima opção para agradá-los.

O médico-veterinário Luciano Granemann e Silva faz um alerta para o consumo de chocolate entre os pets. "Ele contém teobromina, substância presente no cacau, que representa risco para cães e gatos, afetando seu sistema nervoso central. Dependendo da quantidade ingerida e do tamanho do animal, os sintomas vão desde vômito, diarreia, taquicardia até convulsões, podendo levar à morte em alguns casos", afirma.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Como a teobromina demora até seis dias para ser eliminada pelo fígado, correm risco não somente aqueles que ingeriram muito chocolate de uma só vez, mas também os que comeram doses repetidas em dias sucessivos. "Os quadros de intoxicação grave são mais raros, mas existem. Para isso, um cão de pequeno porte, por exemplo, teria que ingerir 100g de chocolate puro", explica. Mas o problema não é apenas essa substância: chocolates contêm altas doses de açúcares e gorduras, que fazem muito mal à saúde dos pets.

Leia mais:

Imagem de destaque

Cuidados com o pet no inverno

Imagem de destaque
Balaio de bichos

Nada de chocolate para os pets

Imagem de destaque
Balaio de Bichos

Alimentos proibidos para cães

Imagem de destaque

Feiras de Adoção deste final de semana


Precauções

Publicidade


É importante tomar algumas precauções para evitar o acesso dos bichinhos a essa guloseima. A dica, segundo Luciano, é não deixar o alimento à vista, em locais de fácil acesso, para que eles não comam escondido. Quem tem filhos pequenos em casa precisa ficar de olho para que eles não alimentem os animais ou que seu doce seja abocanhado pelo amigão.


Mas o que fazer se meu pet ingerir chocolate? O veterinário recomenda a ida imediata a uma emergência veterinária para uma avaliação profissional do quadro de saúde. Como não existe antídoto para a intoxicação por teobrominas, o tratamento se baseia nos sintomas apresentados.

Além do chocolate, evite também oferecer aos pets os pratos que for servir nas refeições da família na Páscoa, pois a sua ingestão também pode causar problemas gastrointestinais, como inflamação e fermentação. "A ração é sempre o alimento mais adequado e completo do ponto de vista nutricional", garante Luciano.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade