Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

4 x 0 e ponto de vista pelo lado japonês

19 out 2014 às 08:56
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O ideal seria escrever o que relato abaixo logo após o jogo em Cingapura, mas como não deu, fiquei me segurando até hoje.
O futebol asiático melhorou nos últimos dez anos, mas está longe de ser potência mundial, e para falar a verdade, acho que nunca será porque as coisas não são tão fáceis assim num esporte onde são necessários altos investimentos e outras coisas como tradição e cultura esportiva. Sem falar como cada país enxerga o futebol.
Voltando para o lado japonês, antes do jogo ouvi comentários de respeito ao futebol brasileiro porque dias antes havia vencido a Argentina, mas não senti um respeito verdadeiro porque entre uma palavra e outra, sempre surgia alguém falando sobre o vexame na Copa do Mundo, não somente pelos resultados, mas pela falta de esquemas táticos e jogadores que fizessem a diferença num momento difícil. No fundo, os comentaristas tinham certeza de que a seleção japonesa poderia pregar uma surpresa e sair vencedora de maneira convincente.
Acho que ainda falta experiência para muitos profissionais da mídia que cobrem eventos esportivos no Japão.
O ponto de vista pelo lado japonês sobre o jogo onde o resultado poderia ter sido 7x0 facilmente, foi de que faltou sorte e entrosamento, pois se assim não fosse, uma vitória certamente viria, não importando se Neymar e cia. estivessem num bom dia.
Confesso que dessa vez fiquei "revoltado" com o que ouvi dos comentaristas, que só faltaram dizer que o Japão jogou melhor, teve mais posse de bola e levou muito mais perigo para a meta do Jéferson. Pareceu-me até que nenhum deles viu os gols perdidos por Coutinho, Robinho e do próprio Neymar.
E por causa dessa enganação vergonhosa que o futebol patina por aqui. Aqueles que deveriam ter discernimento para analisar as coisas são os primeiros a distorcer os fatos, vendendo aquilo que não existe, ludibriando os que pouco ou nada entendem sobre futebol, que, aliás, não são poucos. O pior são as crianças que absorvem todas essas bobagens e crescem achando que a qualquer momento o Japão levantará a Copa do Mundo.
Sem essa de patriotismo exacerbado, mas não consigo nem dormir direito só de pensar que alguém pode estar achando que o time nipônico não venceu por falta de sorte, campo ruim ou qualquer outra desculpa esfarrapada.
Apesar das diferenças de categoria individual, foi bom ter deixado claro que ainda o futebol brasileiro é melhor, e por enquanto, resta ao Japão treinar e encontrar seu próprio caminho para evoluir e tentar se aproximar dos países do pelotão intermediário.
Aqui foi meu desabafo.

Gols da goleada

Cadastre-se em nossa newsletter


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade