Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Curiosidade de criança

30 dez 2012 às 04:56
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Eu sempre digo aos meus filhos para que eles encontrem um sonho, um objetivo em suas vidas. Acho que assim fica mais fácil para seguir um rumo, buscar motivações e transpor barreiras.
Eles ainda são crianças, mas acho que entendem o que tento lhes transmitir. Aí, faltando apenas um dia para o término do ano, o meu menor me perguntou o que desejo para o ano que vem. Confesso que fui pego de surpresa porque achei nessa época ele estaria mais interessado em montar um enorme quebra-cabeça que ganhou do Papai Noel ou então de tentar pousar seu helicóptero de controle remoto. Mas como ele me perguntou e achei isso interessante, nos pouco segundos que ele me deu para pensar, respondi meio que no reflexo, meio que no estalo, que era aprender um pouco mais.
Aí, ele deu uma risada e disse: "é verdade, os adultos precisam aprender a aprender". Dito isso, foi fazer o "shuji" que é escrever com pincel e tinta preta, numa folha completamente branca, uma frase para o ano novo cheia de kanjis. Isso faz parte da lição de casa das férias escolares de inverno que dura apenas nove dias.
Enquanto ele se lambuzava todo de preto e pensava no que escrever, fique tentando encontrar um motivo para ter dito que gostaria de aprender um pouco mais. Acho que um dos motivos é porque eu passo praticamente o ano todo orientando meus jogadores sobre o melhor procedimento durante os treinos e jogos. Sei que essa orientação é importante porque os meninos possuem um sonho, muitos querem tentar a carreira de jogador de futebol profissional, que não é fácil nem simples. Ai, eu exponho meu ponto de vista sobre determinada jogada, sobre uma movimentação sem bola. É ensinar a pensar, ensinar a entender, ensinar a melhorar. E para fazer tudo isso da melhor maneira possível, eu desejo aprender também um pouco mais.
Mesmo assim, fiquei com a frase dita pelo meu filho... "Os adultos precisam aprender a aprender". O que será que ele quis dizer com isso? O que será precisar aprender a aprender? Uma nova técnica? Um novo modelo? Um novo modo de pensar? O que será?
Cheio de dúvidas, interrompi o "shuji" e devolvi a pergunta. O que é "aprender a aprender?". Ele disse: "é conseguir ensinar melhor".
Assim, eu entendi que aprender a aprender é ensinar melhor, e que ensinar é aprender duas vezes. E concluí que entrarei para o Ano Novo convicto dos meus sonhos e do meu desejo. Ele está certo... Ensinar é aprender duas vezes.
Feliz Ano Novo!

Aprender a aprender

Cadastre-se em nossa newsletter


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade