Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Desajustes sociais

25 jun 2017 às 10:11
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Leio muitas notícias sobre a reclusão de jovens japoneses em seu lares. Pessoas que poderiam estar contribuindo de alguma maneira para o próximo ficam enclausuradas em seus próprios quartos olhando apenas para os seus próprio problemas.
Pesquisa recente mostra que o tempo de reclusão também aumentou, e não é raro encontrar "alienados" que já completam sete anos sem nenhum contato social.
O almoço e jantar são deixados do lado de fora dos quartos, pois nem com os pais ou irmãos eles querem contato.
Existem também outros tipos, menos severos, de alienados. Esses saem de casa eventualmente, mas não trabalham e nem estudam. Não possuem amigos e o que mais gostam é de ficarem lendo "mangás" e jogando game na TV. A coisa está tão feia que os números chegam a mais de um milhão de reclusos.
Enquanto isso, os país passa por uma grave falta de mão de obra em praticamente todos os setores. Indústrias, comércio e serviços estão deixando de expandir suas atividades por não terem quem trabalhe. Empresas de entregas a domicilio estão trabalhando apenas 4 vezes por semana. Ajudantes para asilos estão sendo trazidos de países como Filipinas e Vietnã. O governo faz campanha, discreta é verdade, para atrair mão de obra altamente especializada. Oferem visto permanente e regalias para as famílias.
Vejo esses desajustes como consequência da educação, que apesar de ser bem conceituada por especialistas internacionais, tem falhas imperceptíveis aos olhos de quem vê apenas os números.
O principal problema é a rígidez hierarquica, que passa a tratar os novatos como seres inferiores. Não é raro o próprio professor incentivar essa transgressão.
Preconceito tem aos montes. Cabelo que não seja negro e liso já é suficiente para ser rejeitado pela escola inteira. Cabelos encaracolados é quase a exoneração.
Algumas escolas exigem cabelos bem curtos das meninas que praticam esporte, e os meninos precisam raspar a cabeleira se quiserem integrar as equipes de beisebol.
Vejo isso todos os dias há muito tempo, e tento entender as razões, mas ainda não consegui descobrir no que um corte de cabelo influencia na essência do ser humano. Conheço muitos jovens que deixaram de praticar esportes na escola por causa dessas regras. Outros abandonaram totalmente as atividades extracurriculares, deixando de conviver mais tempo com a turma de amigos.
Tenho certeza absoluta de que todas esse excesso de regras tem alguma conexão com esses desajustes sociais. Aí vem a pergunta... e a sociedade o que faz para reverter esse quadro?
Aí vem a resposta. Nada, simplesmente porque eles perderam o rumo das coisas, buscando apenas produtividade e mais produtividade.

Os carecas do beisebol

Cadastre-se em nossa newsletter


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade