Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Escândalo nos tatames

31 jan 2013 às 20:23
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Se aqui no Japão não existe muita violência urbana, em recintos fechados, longe dos olhos do povão, parece que o pau come solto.
Escrevi recentemente sobre a agressão sofrida por um menino do time de basquete colegial que suicidou-se por ser esmurrado constantemente por seu treinador. Ele era o capitão da equipe e parece que era também a pessoa escolhida para que o treinador descarregasse suas frustrações.
Semana passada veio à público um documento enviado por 15 judocas da seleção japonesa, ou seja, do primeiro escalão, denunciando maus tratos por parte do treinador. Elas alegam que foram vítimas de violência física durante os treinamentos para as Olimpíadas de Londres, ameaçadas constantemente e de serem obrigadas a lutarem mesmo lesionadas.
A carta-denúncia chegou às mão do JOC que representa os esportes olímpicos no Japão. O treinador Ryuji Sonoda disse que pode ter abusado em algum momento recorrendo à violência física e psicológica, mas com o intuito de incentivar e mexer com os brios das garotas.
Depois de vários dias na corda bamba, o treinador pediu demissão do cargo por sentir que não haveria clima para que ele conitnuasse a comandar a equipe olímpica. O mais interessante porém, é que nenhuma ação foi tomada pela Federação Japonesa de Judô, que apenas veio à público declarar que checou as informações e verificando que de fato houve as agressões, convocou o treinador para explicações e afirmou que "isso nunca deveria ter acontecido". Mas não teve coragem de demití-lo e esperou esse tempo todo para que o próprio treinador pedisse o boné e fosse tentar outra carreira.
Violências físicas e psicológicas são bem comuns nos meios espotivos, primeiro porque os treinadores não possuem preparo suficiente para lidar com esportistas, são apenas ex-atletas, normalmente medalhistas, mas que nunca cursaram Educação Física ou frequentaram algum curso que os fizessem aptos para serem treinadores. É uma nomeação mais política do que qualquer outra coisa.
Nos Jogos Olímpicos de Londres o Japão teve uma das piores participações no judô feminino que ganhou apenas uma medalha de ouro com Kaori Matsumoto na categoria 57 quilos, Mika Sugimoto com prata na categoria acima de 78 quilos e Yoshie Ueno com bronze em até 63 quilos.

A cabeça de Ryuji Sonoda

Cadastre-se em nossa newsletter


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade