Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Espantando os maus espíritos - Setsubun

03 fev 2013 às 04:09
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Espantando os demônios

Neste domingo (3) é comemorado do Setsubun, que é uma festa típica para espantar os maus espíritos. Setsubun, literalmente significa separar uma estação da outra, o que nesta época equivale a deixar para trás o inverno e ingressar na primavera.
Nos templos, os "demônios" aparecem e são recebidos por uma enxurrada de grãos de soja que vão minando suas forças até que caem inoperantes.
Nas casas, o mais velho da família, normalmente o pai, coloca uma máscara do demônio, invade os aposentos enquanto os outros integrantes da família jogam soja torrada (mamemaki) para fora de casa pelas janelas e dizendo: "Má sorte para fora, felicidade para dentro". Assim eles expulsam as energias negativas e chamam a felicidade e harmonia para dentro dos lares. Tudo muito singelo e absolutamente simples.
A soja é utilizada para espantar os maus agouros porque os japoneses acreditam que o grão tem poder purificar a casa. Nada mais comercial do que isso.
Outra coisa que eles fazem é comerem a quantidade de soja torrada, que fica como um amendoim, equivalente a idade que possuem, assim uma pessoa de 30 anos deve comer trinta grãos e assim sucessivamente. Como por aqui mais de 25% da população tem mais de sessenta e cinco anos, então dá para imaginar quanta soja fica à disposição nos supermercados. Eles comem também um tipo de sushi especial. É o "ehoomaki", que mede aproximadamente doze centímetros, é recheado com salmão, atum, pepino, ovos fatiados e camarão, entre outras coisas. O grande problema é que o "ehoomaki" não pode ser cortado em fatias, porque pode cortar também a sorte e a felicidade. Então, é necessário ter fome suficiente para comer um sushi com sete ou oito recheios e medindo entre 10 a 15 centímetros. Mais uma vez dá para ter uma idéia de quantos sushis estão à venda nos supermercados. Logicamente que essa tradição tem muito de comercial, mas é uma coisa bacana principalmente para as crianças que ficam impressionadas com as figuras dos demônios que são realmente feios.
Dizem que lenda teve início na era Heian (794 a 1185) na casa do Imperador. Lá, uma velha senhora tenta roubar alguma coisa de senhor, que na verdade era o Ogro disfarçado de homem. Assim que percebeu que estava sendo roubado, o Ogro mostrou sua verdadeira face e a velha senhora desesperada em ser descoberta roubando jogou a primeira coisa que lhe veio à mão, que foi a soja. Assim começou o rito popular de jogar sojas no demônio para afastar a má sorte e as más energias.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Festival do Setsubun

Leia mais:

Imagem de destaque

Conscientização que vem dando certo

Imagem de destaque

A esperança da vida normal

Imagem de destaque

Máscaras - conceitos diferentes

Imagem de destaque

O propagação do vírus não é minha culpa


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade