Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Hasumode - a festa do inicio do ano

06 jan 2013 às 21:19
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Hasumode é o nome dado ao hábito dos japoneses irem aos templos no início de todo Ano Novo. A multidão sai no frio, enfrentam filas enormes para aliviar a consciência, rezar, agradecer e comprar amuletos da sorte que possuem "ação fulminante" contra as doenças, acidentes, relacionamentos afetivos em desordem, proteção para as crianças, carros, o lar e inúmeras outras coisas e situações que pairam nas mentes humanas.
O povo japonês é supertisioso e em determinadas situações acho que superam até os baianos. Não tem candomblé, macumba, farofa e galinha preta, aguardente e outros ingredientes típicos, mesmo assim é intrigante.
Em algus templos eles abanam a fumaça que saem dos insensos para o próprio corpo com o intuito de purificação. Encostam as mãos em imagens que dizem trazer sorte. Compram os "omikujis" que são pequenas tiras de papel que preveêm o futuro. Jogam moedas em agradecimento. Tocam sinos, baltem palmas para acordar os santos e pedirem proteção. Escrevem em pequenos pedaços de madeira seus objetivos durante o ano e os penduram num local apropriado. Isso tudo durante o Hasumode que tem início no dia primeiro e dura uma semana.
Os templos ficam cheios e os monges ficam alegres por conseguirem "dar" tantas energias positivas, vendendo os amuletos de proteção e as tirinhas do futuro.
Nesse megaevento vão desde idosos até crianças pequenas. Todos fazem a sua parte, rezando, agradecendo e pedindo proteção.
Não dá para saber o que passa pela cabeça das pessoas quando elas jogam moedas nos templos, pois a meditação, a reza é feita em silêncio, em contemplação. Pode ser um momento de agradecimento ou um momento de pedido por algo a alcançar. O ser humano é uma incógnita completa. As visões sobre o que é belo ou feio, nobre ou vulgar, variam bastante, assim como dos dois homens que entraram numa floresta seca. Um enxergou galhos caindo, árvores mortas, terra árida. O outro percebeu a luz entrando até o solo e vislumbrou um quadro maravilhoso. A vida precisa continuar.

Hasumode - 初詣

Cadastre-se em nossa newsletter


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade