Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Mao Asada e Yuna Kim

15 abr 2013 às 06:12
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Durante o inverno as atividades esportivas continuam acontecendo. Diferente dos países tropicais, o Japão participa ativamente dos Jogos Olímpicos de Inverno, do Campeonato Mundial de Esqui e da Patinação Artística.
Mão Asada é uma das principais atletas da patinação artística, sendo campeã e vice-campeã mundial junior em 2004 e 2005 respectivamente. Competindo entre os adultos foi medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver, Canadá, e ouro nos Mundiais de 2008 e 2010.
Este ano, logo após o Mundial onde conquistou o terceiro lugar, Asada já fala em parar de competir. Com apenas 22 anos, uma das maiores patinadores do mundo está cansada da rotina de treinos, viagens e competições.
Numa entrevista dada logo após o término do campeonato, ela utilizou palavras e frases que demonstraram um enorme cansaço físico e mental. Não disse claramente que iria parar de competir, mas as entrelinhas demonstraram um pouco de stress e frustração.
O mesmo aconteceu com a sul-coreana Yuna Kim, da mesma idade, concorrente direta da japonesa, dois anos atrás. Cansada de tudo, ela abandonou a patinação competitiva e foi trabalhar apresentando programas na TV e exibindo-se em shows de patinação, onde o que vale é apenas a beleza do espetáculo.
Retornou no ano passado revigorada e levou o primeiro lugar este ano. Algo semelhante deverá acontecer com Mao Asada, que apesar de ter perdido sua mãe com uma doença incurável, deve retornar depois de um breve período de relaxamento e reflexão.
Abaixo as exibições de Yuna e Asada.

O terceiro lugar de Mao Asada

Cadastre-se em nossa newsletter

Luna Kim


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade