Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

O Japão vai virar China

22 mar 2017 às 09:52
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pelo país, é notório que o número de turistas aumentou consideravelmente. São pessoas de diversos países: europeus, americanos, malasianos, indonesianos, nepaleses e vietinamitas, entre outros. Mas quem domina o ranking são os chineses, que movimentam grandes cifras no enorme mercado de produtos eletrônicos, e que em algumas cidades como Saga chegam a ser 90% dos visitantes estrangeiros. Por lá as lojas já possuem intérpretes e os avisos já são todos em chinês, porque ninguém quer perder a oportunidade de vender seus produtos.
Nos grandes centros, existem imobiliárias exclusivas para vender imóveis de alto padrão para os endinheirados de Pequim. Vários "shopping centers" estão com atendentes fluentes em mandarim, e com departamento de marketing voltados apenas para o país vizinho.
Tive a oportunidade de conviver por alguns meses com vários chineses, e fiquei impressionado com as idéias, vontade e disposição desse pessoal. Particularmente, tenho uma imagem bastante ruim da China, fruto dos noticiários escandalosos que vejo na TV e em órgãos da imprensa. Por isso, tinha também uma imagem não muito simpática do povo chinês.
Mas isso já é passado. Estando com eles diariamente, conhecendo melhor seus princípios, seus valores e principalmente o que querem da vida, mudei completamente meu conceito, ou melhor, meu pré-conceito com eles.
Hoje vejo um pessoal disposto, com lucidez e conhecedor da realidade que envolve o mundo e suas peculiaridades. São esclarecidos, responsáveis e com uma energia que há muito não percebia. Para mim, além de uma quebra de barreira, uma grande surpresa também.
Pensando alguns anos para frente, e do jeito que as coisas estão acontecendo, não duvido que os chineses venham a ter uma influencia enorme sobre o Japão, distribuindo sua população por várias partes do arquipélado. Pelo que ouço, parece que os chineses estão espalhados em todas as províncias japonesas, e muitos já começaram alguns negócios.
Algumas universidades já possuem classes exclusivas para atender aos chineses, enquanto as escolas de língua japonesa já não possuem vagas por vários meses.
Eles dominam os kanjis, e apesar de vários possuírem interpretações diferentes dos kanjis japoneses, a escrita é identica, e logo eles "descobrem" o que está escrito. Essa facilidade aliada a pouca diferença cultural, pode mudar o panorama econômico e até cultural do Japão.
Não será do dia para noite que tudo isso acontecerá, mas aos poucos, sem que ninguém perceba as mudanças estarão encaminhadas.
Apesar de ainda possuir graves problemas sociais principalmente no interior, mas a parte estudada e internacionalizada tende a dar uma salto bem grande para a melhora dessas mazelas.

Assista um pouco da China

Cadastre-se em nossa newsletter


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade