Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

O segundo início do ano novo

06 abr 2014 às 05:18
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Japão adotou o mês de abril como o início do ano fiscal e letivo. Isso significa que as empresas fecham suas contas nesta época, fazem os balanços contábeis e sabem se ficaram no lucro ou prejuízo. As contratações dos novos funcionários também acontecem agora. Essa nova força de trabalho vem diretamente das universidades. Esses garotos e garotas é que renovarão as empresas com suas energias, idéias e iniciativas. É uma força vital para um país tão cheio de idosos e catástrofes naturais. Jovens por aqui são escassos, pois a taxa de natalidade declina ano a ano, e hoje a população japonesa está encolhida em alguns milhões de pessoas, num "crescimento negativo", que significa que nascem menos dos que falecem, desequilibrando a balança.
As escolas também começam agora. O meu filho menor, por exemplo, irá para o primeiro ano do chuugakko, equivalente ao sétimo ano do ensino básico que são de nove anos, enquanto o mais velho começa uma vida nova na universidade. Para onde olhamos vemos pessoas preparando-se para essa outra vida, com aquele semblante característico da mistura do entusiasmo com a ansiedade. As indústrias também começam a renovação dos seus produtos, e não é raro o lançamento de novidades nesta época do ano, assim como as inaugurações de filiais. Muitos locais ficam enfeitados com flores e cartazes para chamar a atenção para essas inaugurações. Tudo colorido e elegante.
O clima também começa a mudar e aquele frio intenso passa a dar lugar para o surgimento de flores, principalmente as cerejeiras, mundialmente conhecidas como sakurás. Com as árvores carregadas de pétalas, aparece o hábito centenário dos japoneses comemorarem a chegada da primavera, estendendo uma lona embaixo das árvores, fazendo um "yaki-niku" e comendo "oniguiris" regado à cerveja e saquê. Tudo acompanhado de amigos e familiares. Os parques ficam repletos de crianças que aproveitam à temperatura amena para brincarem ao ar livre. Vendo tudo isso é que, particularmente, sinto que o ano novo japonês começa agora. E por sentir assim é que faço uma reflexão mais profunda da vida, renovado para uma nova fase, que espero, seja melhor do que passou. Por isso, gostaria de repartir com as pessoas que acompanham esse blog ou que eventualmente lerem esse texto, um pouco do que penso sinto. Tudo isso em "Vencerás" de Emmanuel e Chico Xavier.

Vencerás

Cadastre-se em nossa newsletter


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade