Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Respeito

18 fev 2014 às 03:34
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Já escrevi algumas vezes de que o Japão concentra a maior população de idosos do planeta. Para tudo o que é lado, lá estão eles com seus andares tranqüilos, seus cabelos ralos e grisalhos.
Não é sem razão que nas Olimpíadas de Sochi, Rússia, quem fez o maior cartaz foi um veterano de sete olimpíadas. Noriaki Kasai, também chamado de "Legenda" por sua longevidade esportiva ganhou uma medalha de prata no individual e bronze por equipes na prova de saltos com esqui. Aquela competição em que o atleta desce uma enorme rampa e salta como se fosse um pássaro. Aos 41 anos, Kasai está sendo a grande sensação dos jogos. Mesmo com a idade "fora dos padrões" para um atleta, ele ainda conserva um corpo atlético com apenas 5% de gordura corporal, o que ajuda em sua performance. Participou pela primeira vez numa Olimpíada em 1992, ganhou sua primeira medalha em 1998 em Nagano e passou para a história dos jogos este ano. Entrevistado assim que terminou a prova, ele disse que gostaria de continuar competindo mesmo estando velhinho e sente-se ótimo no meio da moçada com quem convive na Vila Olímpica.. Está disposto a continuar treinando e tentará as seletivas para os próximos jogos.
Recentemente um senhor japonês de mais de 80 anos atingiu o topo do Monte Everest e mostrou ao mundo o que uma pessoa saudável e bem treinada é capaz de fazer.
Na J.League, liga profissional de futebol, acontece mais ou menos à mesma coisa. Dutra, brasileiro, jogador do Yokohama Marinos continua na ativa aos 40 anos. Kazu, do F.C. Yokohama, corre atrás da bola aos 42 anos. Narazaki, goleiro do Nagoya Grampus, é titular aos 39 anos. Como eles, existem uma legião de atletas beirando os 40 anos em forma e com apetite para vencer.
O Japão é um exemplo de respeito e consideração aos idosos e àqueles que competem em alto nível, não criando barreiras invisíveis que dificultem seus trabalhos. Um exemplo a ser seguido.

Noriaki Kasai e o seu salto

Cadastre-se em nossa newsletter


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade