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Restaurantes "finos" mentem sobre ingredientes

08 nov 2013 às 07:00
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Não sei como descobriram, mas veio à tona que restaurantes famosos usavam ingredientes que não correspondiam ao que estava escrito no cardápio. Os casos mais comuns eram algumas espécies de camarões, caviar e carnes. Havia também doces e sucos que deveriam ser de 100% da fruta, mas eram engarrafados.
Os responsáveis vieram a público dizer que houve um grande engano por parte dos integrantes da cozinha que não souberam diferenciar os produtos.
Interessante é que esses erros começaram em 2004 e somente agora é que eles perceberam. Aproximadamente cento e oitenta mil pratos foram servidos durante esse período movimentando a quantia de três milhões de dólares. Nenhum dos restaurantes ou lojas de departamento admitiu que o erro proposital em busca de maiores lucros.
Hotéis como o Renaissance Sapporo Hotel, Ritz Carlton de Osaka, Hankyu, Takashimaya, Mitsukoshi, Daimaru e Seibu admitiram que utilizavam produtos mais baratos. Nesses estabelecimentos os clientes gastam facilmente cem dólares por uma refeição.
Num desses restaurantes grã finos um suco de laranja "adulterado" era vendido por 900 ienes (20 reais) e quem os servia não sabiam se a fruta foi espremida na hora ou se veio de alguma garrafa perdida da prateleira. Brincadeira, né?
Outro grande problema foi descoberto esta semana e envolvem pratos tradicionalíssimos da culinária japonesa. São os "osechis", que são pequenas caixas contendo vários tipos de produtos como: camarões, caviar, lulas, polvo, algas marinhas recheadas e sushis de salmão e atum. Essas caixas são caríssimos devido à qualidade dos produtos e são consumidos no primeiro dia do ano ou enviado de presente para alguém com ligação profissional ou pessoal de destaque.
A população ficou estarrecida com as noticias sobre as fraudes, e todos os entrevistados disseram que perderam a confiança nesses estabelecimentos e pensarão duas vezes antes de comprarem seus produtos.
Para tentar recuperar alguns clientes, os restaurantes e as loja de departamentos chiques disseram que irão reembolsar as pessoas que consumiram os produtos nesses quase sete anos de malandragem. Só não sei como é que eles descobrirão quem foram os prejudicados. Acho que vem mais uma malandragem por aí.

Osechi Ryouri

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