Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Substitutos para King Kazu

09 abr 2017 às 10:12
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Acho que este ano ainda não escrevi sobre o futebol japonês. Não é só a carga de trabalho que está atrapalhando, é também porque não há nada de muito interessante para mostrar.
Mas recentemente aconteceu uma coisa curiosa.
Kazuyoshi Miura começou sua carreira profissional no Brasil, passou pelas equipes do 15 de Jaú, Santos e Coritiba. No inicio da era profissional do futebol japonês, retornou ao arquipélago para jogar pelo Yomiuri Verdy, na época, o melhor da J.League.
Já chegou ídolo pela coragem de sair do país, se aventurar no futebol brasileiro e ainda marcar gols. Até hoje é muito considerado no meio futebolístico.
Atualmente ele joga no Yokohama Football Club, equipe da segunda divisão. Marcou um gol por esses dias que foi notícia em quase todo o mundo.
A razão da fama é porque ele marcou um gol aos 50 anos, sua idade hoje. Parece que bateu o recorde mundial que pertencia a um inglês.
A imprensa japonesa comemorou, os "especialistas" saíram dizendo sobre as qualidades técnicas do atacante e ressaltando que ele ainda vence alguns zagueiros bem mais jovens numa disputa de bola.
Eu já acho tudo isso uma vergonha para futebol profissional do Japão, porque mostra como algumas equipes estão mal preparadas e treinadas. Se isso não fosse verdade, não haveria gol de um veterano cinquentão como Kazu.
Nos centros mais avançados, onde o profissionalismo impera, onde vencer é muito importante, não existem atletas nessa faixa etária disputando partidas oficiais.
Esse gol, ao meu ver, só veio mostrar como o futebol ainda não "pegou" por aqui, devido a fragilidade técnica e tática das equipes.
Nenhum campeonato profissional sério tem atletas de 50 anos, ainda mais marcando gols.
A comemoração é válida porque Kazu vem mostrando que um "senhor" também pode correr, saltar e fazer gols, mas num jogo de compadres, de casados contra solteiros ou algo similar. Mostra também muita alegria na comemoração, e isso é muito importante num país que não sabe brincar, que leva tudo muito à sério.
O gol de Kazu merece ser noticiado mundo afora porque de certa maneira ele é um fenômeno, não só pela idade, mas pela vontade de continuar em campo, pela persistencia em treinar diariamente.
Espero também que os dirigentes tenham percebido o quão frágil anda o futebol, onde o maior ídolo do campeonato é um vetenaníssimo atleta. Onde estão os jovens que deveriam estar ocupando o lugar do King Kazu?

Gol de Kazu aos cinquenta anos

Cadastre-se em nossa newsletter


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade