Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Vivo por fora, morto por dentro

19 set 2013 às 23:12
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Famoso por sua organização e disciplina o povo japonês é muito citado como exemplo para várias partes do mundo. Considerado como um dos pilares que fizeram com que o Japão saísse do patamar de "país em desenvolvimento" e atingisse o grau de desenvolvido e com segunda maior economia do mundo (a China não conta), com várias empresas globais e tecnologia de ponta para fazer inveja.
Esse conceito foi passando ano após ano até consolidar-se definitivamente com a transformação do país entre os mais ricos, com a maior poupança interna entre todos os países, como um local seguro para os turistas, sem analfabetos e com um dos melhores sistemas educacionais do planeta (até um senhor de 100 anos lê jornais e revistas). Um dos efeitos colaterais desse progresso foi perceber essa sociedade extremamente consumista e extremamente individualista. Hoje, não dá dizer que os jovens, apesar da pujança econômica e de muitas facilidades, são felizes. A razão disso pode estar na maneira como alguns conceitos sobre o que é disciplina continuam vigorando por aqui.
Para a sociedade nipônica, disciplina é obediência cega, sem contestação, sem reclamação. A hierarquia é levada tão a serio que os mais novos sentem-se sem espaço para crescer e desenvolver novas idéias. Os veteranos rechaçam toda e qualquer iniciativa dos jovens, e se alguns deles quiserem mostrar serviço, vai precisar de monte de paciência e saúde.
Os resultados mais visíveis são os mais de trinta mil suicídios por ano e várias morte por maus tratos nas escolas e empresas.
O ano passado o Japão entrou em choque com o suicídio de um adolescente, atleta de basquetebol colegial, que tirou sua vida porque o treinador insistia em dar-lhe murros e tapas como punição. O caso teve repercussão nacional e pela primeira vez alguém foi punido severamente.
Alguns dias atrás novo problema, mas dessa vez sem morte física. Um aluno do segundo colegial recebeu treze tapas consecutivas no rosto, do seu treinador (eles não possuem formação em Educação Física) em pleno jogo amistoso por não conseguir cumprir suas ordens. O aluno não se matou, mas morreu um pouco por dentro.
Essa parte da sociedade e da disciplina mal utilizada por complexados e recalcados é que mostro no vídeo abaixo.

Tapas em colégio de Hamamatsu

Cadastre-se em nossa newsletter


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade