Aprenda como colocar sua empresa no mapa do Google

por Marcos Antonio

Acredito que esse é uma grande dificuldade para muitos pequenos empresários e/ou micro empreendedores que precisam divulgar seu negócio na internet é a falta de conhecimento e tempo, por isso acabam contratando alguma agência de Marketing digital para fazer esse trabalho. Para os que querem tentar fazer por conta própria e ainda gratuitamente continue lendo aqui.

Porque neste post vou te ensinar como fazer isso de forma bem simples, basta seguir o passo a passo e tenho certeza que seu negócio está no mapa do Google em breve. Existe duas formas de fazer isso:

A primeira é apenas mais simples, quando você faz qualquer busca no Google, aparece uma listagem normalmente assim:

Os quatro primeiros resultados são links patrocinados (quando houver), eles são identificados como anúncio. Por enquanto a regra do Google é para exibir no máximo 4 anúncios patrocinados no topo por cada busca realizada.

Veja neste exemplo que busquei por concessionária em Londrina e para esta busca o Google me apresentou estes resultados.

Logo abaixo dos anúncios patrocinados, aparece o mapa do Google apontando algumas empresas e abaixo uma listagem com no máximo de três empresas e um menu dizendo "mais lugares”. Veja que incrível, é aqui que sua empresa irá aparecer depois que você fizer esse passo a passo.

Esses três que aparecem como resultado da busca inicial é conforme sua geolocalização e configuração inicial de classificação e horário, conforme aparece acima.

Ao clicar em mais lugares, o Google abre uma nova página com uma barra de menu na esquerda e o mapa a direita. Descendo o menu até o final você vai encontrar a opção: "ADICIONE UM LUGAR AUSENTE"

Você já está quase terminando, depois de clicar sobre a frase "ADICIONE UM LUGAR AUSENTE”, preencha as três informações seguintes e clique em enviar.

Pronto, o Google vai checar as informações enviadas e em até 30 dias seu local estará publicado e sua empresa aparecerá no Google Maps. Agora que sua empresa está publicada no Google Maps, você precisará gerenciar os comentários e avaliações e incluir mais fotos da empresa que você acabou de cadastrar, para isso você precisará seguir a segunda forma de publicar, logo abaixo.

A Segunda forma de publicar seu negócio no mapa do Google é através do Google meu negócio, para isso você precisa ter um e-mail do G-mail. Esse processo é mais rápido e mais eficiente, porém você precisa ter um pouco mais de conhecimento sobre o Google meu negócio, para aprender mais click aqui e faça este curso gratuito do Google.

Porém, vou resumir esta segunda etapa e tenho certeza que você irá conseguir publicar sua empresa também, para isso faça o login no Google meu negócio clicando aqui e cadastre o estabelecimento seguindo estes passos:

Após fazer o login, aparecerá a tela inicial com vários recursos disponíveis, mas vou me restringir aqui apenas em te ensinar a cadastrar sua empresa por aqui, para isso clique em Adicionar Local, vai abrir um submenu aí você seleciona Adicionar um único local.

Na próxima tela vai abrir um campo para você pesquisar se a empresa já foi cadastrada por alguém, neste caso basta reivindicar a empresa e fazer a verificação com o Google.

Busquei por LP Pinturas Automotivas, que foi um cadastro recente que fiz e apareceu esta tela. Depois é só clicar em reivindicar agora (vou falar disto mais na frente).

Agora, caso a empresa que você buscou ou está tentando cadastrar não apareceu, fique tranquilo pois logo abaixo tem um campo para você cadastrar este novo estabelecimento, basta clicar nele.

A vantagem em fazer o cadastro por aqui é que além de cadastrar a empresa, você pode fazer a validação do local por telefone e ativar na hora, incrível né. Vamos lá vou te mostrar como é simples, clique em Incluir sua empresa no Google, aparecerá esta tela. Aqui você vai preencher o nome e clicar em próximo. Lembre-se que é o nome que vai aparecer no Google então capriche no nome.

Na próxima tela você vai preencher a categoria e clicar em próximo.

Aqui você marca se seu estabelecimento recebe clientes no local ou não.

Agora você vai incluir o endereço da sua empresa.

Já está quase terminando, informe se a empresa que você está cadastrando atende seus clientes também fora da empresa. Este campo é muito importante para prestadores de serviços.

Você também pode informar até que distância da sua empresa você atende seus clientes (não é campo obrigatório para ser preenchido) mas é importante para aparecer na busca.

Seguindo o passo a passo, na próxima tela você vai informar um fone de contato do estabelecimento, além disto você também pode informar o endereço do site (se já tiver um) ou criar um site gratuito da plataforma Google meu negócio, é simples mas já te ajuda com uma identidade web ou apenas ficar sem site mesmo.

Feito isso você chegará na etapa final, o bacana quando você cadastra sua empresa desta forma que além de ter criado a empresa no Mapa do Google, você também poderá gerenciar este estabelecimento, incluir fotos e responder comentários. Você começará a receber por e-mail de forma automática a quantidade de pessoas que acessaram seu endereço no mapa, fantástico não é mesmo?

Pronto, concluído esta etapa, agora é só validar as informações que você cadastrou com o Google, para isso você terá duas opções:

A primeira opção é fazer a validação por correio, em até 12 dias você receberá uma carta do Google com um código de ativação. Basta fazer o login novamente no Google meu negócio, e clicar na empresa e inserir o código de verificação que veio na carta do Google.

Segunda opção de validação é por chat com vídeo do Google (esse ativa na hora). Você também pode optar em validar mais tarde, isso não impedirá de sua empresa aparecer no Google em até 30 dias, mas você só vai poder gerenciar a empresa cadastrada depois que validar os dados cadastrados.

Top não é mesmo, então aproveite e cadastre já sua empresa no Google depois me conte como foi sua experiência.

Abs,

Marcos Antonio