Broto de Bambu (Takenoko)

   

Olá, pessoal!

Tudo bem?

Vamos começar o ano explicando como preparar um ingrediente que entra em outras receitas interessantes - como as tirinhas de carne com broto de bambu.

O bambu é tido, no Oriente, como símbolo de multiplicação, generosidade e flexibilidade.

Acredita-se que broto de bambu - que os japoneses chamam de takenoko - também tem uma série de propriedades terapêuticas, além de ser uma excelente fonte de fibras e de ser realmente delicioso.

Vamos lá!

Ingredientes:

Brotos de bambu

Bicarbonato de sódio

Água

Vinagre

Sal

Modo de Fazer:

O primeiro passo é limpar os brotos.

Corte a base até perceber que a faca trabalha sem muita dificuldade (o negócio é aproveitar apenas a parte mais macia), e depois vá tirando com cuidados as folhas, uma a uma, até deixar apenas a parte interna. Dispense a ponta (que tem apenas folhas mesmo). Corte em pedaços de aproximadamente 0,7cm de espessura, no sentido horizontal, na base, e a parte superior em dois ou três pedaços no sentido longitudinal.

Depois de fazer essa operação com todos os brotos, coloque em uma panela, cubra com água e uma colher de chá de bicarbonato de sódio e leve ao fogo até levantar fervura. Quando ferver, apague o fogo, deixe mais alguns minutos na água e depois lave em água corrente. Repita a operação por três vezes. Se você estiver usando uma panela de alumínio, adicione um fio de vinagre, para não pretejar.

Você pode deixar de um dia para o outro, na geladeira, com uma solução de água e sal (mas é bom não demorar para usar, porque pode azedar).

E assim está pronto para ser usado nas mais diversas receitas - como de refogados com carnes ou legumes, por exemplo!

É isso aí, pessoal!

Você pode preparar o ingrediente a partir das mais diversas espécies de bambu - as de maior porte rendem mais e, surpreendentemente, são em geral mais macias.

Como sempre, estão todos convidados a participar!

Para ver outras receitas e resenhas, dê uma olhada no nosso índice, e também curta nossa fanpage para ficar sempre a par das novidades que trazemos para cá e de outras notícias, sugestões e curiosidades que compartilhamos diariamente apenas por lá mesmo.

Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"