Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Escabeche de Sardinha

11 mai 2015 às 16:02
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje (que veio com algum atraso, é bem verdade), é uma contribuição de meu professor e amigo, Francisco Emilio Baleotti - que já enviou outras receitas interessantíssimas, e que andava meio sumido.
A receita de hoje não tem fotografias, mas vale muito a pena!
Os escabeches são conservas populares na Península Ibérica (há quem diga que chegou lá por influência dos romanos), em que se utiliza uma quantidade grande de vinagre, com o intuito de conservar os alimentos. Dizem que aí está, também, a origem do ceviche, mas isso já é outra história!
Vamos a ela, segundo as explicações do próprio Baleotti!

Ingredientes:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


1kg de sardinhas limpas
4 cebolas médias
4 tomates médios
500 ml de azeite extravirgem
1 garrafa de vinagre branco de vinho
folhas de louro a gosto
dentes de alho a gosto

Leia mais:

Imagem de destaque

Macarrão com Shimeji e Ervilha

Imagem de destaque

Caipirinha

Imagem de destaque

Sunomono

Imagem de destaque

Tender ao Molho de Laranja


Modo de Fazer:

Publicidade


Fatie as cebolas. Corte os tomates, no sentido longitudinal, em 8 partes. Forre o fundo de uma panela de pressão de tamanho suficiente para caber tudo, com uma folha de papel alumínio. Disponha, nesta ordem e em camadas, a cebola, a sardinha e o tomate, até encher a panela. Pressione para assentar. Coloque uma parte do vinagre e depois o azeite todo e complete com o restante do vinagre. Coloque umas folhas de louro e alguns dentes de alho entre as camadas. Feche a panela e leve ao fogo alto. Quanto começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 45 minutos. Deixe esfriar, sem abrir a panela, por pelo menos 6 horas. Depois é só comer. Eu, pessoalmente, prefiro deixar na panela de um dia para o outro. (Difícil e aguentar a vontade de comer...). Abraços.


É isso aí, pessoal!
Fica registrado o nosso agradecimento pessoal ao Baleotti, e o convite para que todos os que aparecem por aqui enviem suas próprias contribuições. A gente edita e traz para cá, com o maior prazer.
Também convidamos todos a curtir e participar de nossa fanpage. Lá a gente compartilha as novidades que vêm para cá, além de outras notícias e curiosidades.
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade