Escabeche de Sardinha

   

Olá, pessoal!

Tudo bem?

A receita de hoje (que veio com algum atraso, é bem verdade), é uma contribuição de meu professor e amigo, Francisco Emilio Baleotti - que já enviou outras receitas interessantíssimas, e que andava meio sumido.

A receita de hoje não tem fotografias, mas vale muito a pena!

Os escabeches são conservas populares na Península Ibérica (há quem diga que chegou lá por influência dos romanos), em que se utiliza uma quantidade grande de vinagre, com o intuito de conservar os alimentos. Dizem que aí está, também, a origem do ceviche, mas isso já é outra história!

Vamos a ela, segundo as explicações do próprio Baleotti!

Ingredientes:

1kg de sardinhas limpas

4 cebolas médias

4 tomates médios

500 ml de azeite extravirgem

1 garrafa de vinagre branco de vinho

folhas de louro a gosto

dentes de alho a gosto

Modo de Fazer:

Fatie as cebolas. Corte os tomates, no sentido longitudinal, em 8 partes. Forre o fundo de uma panela de pressão de tamanho suficiente para caber tudo, com uma folha de papel alumínio. Disponha, nesta ordem e em camadas, a cebola, a sardinha e o tomate, até encher a panela. Pressione para assentar. Coloque uma parte do vinagre e depois o azeite todo e complete com o restante do vinagre. Coloque umas folhas de louro e alguns dentes de alho entre as camadas. Feche a panela e leve ao fogo alto. Quanto começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 45 minutos. Deixe esfriar, sem abrir a panela, por pelo menos 6 horas. Depois é só comer. Eu, pessoalmente, prefiro deixar na panela de um dia para o outro. (Difícil e aguentar a vontade de comer...). Abraços.

É isso aí, pessoal!

Fica registrado o nosso agradecimento pessoal ao Baleotti, e o convite para que todos os que aparecem por aqui enviem suas próprias contribuições. A gente edita e traz para cá, com o maior prazer.

Também convidamos todos a curtir e participar de nossa fanpage. Lá a gente compartilha as novidades que vêm para cá, além de outras notícias e curiosidades.

Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"