Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Molho à Bolonhesa Especial

24 mar 2015 às 09:19
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Olá, pessoal!
Tudo bem?
O molho à bolonhesa é tradicionalíssimo, e aparece apresentado em uma série de variações interessantíssimas. Na Itália, ganha o nome de ragù bolognese. No Brasil, de vez em quando se acaba chamando de bolonhesa aqueles molhos aguados com carne moída mal cozida (uma verdadeira heresia).
A história desse molho é curiosa. Ainda em 1891, foi publicado, em Imola (na região de Bolonha), um livro de culinária que tinha uma receita de "macarrão à bolonhesa". De lá para cá, sugeriu-se juntar à receita vegetais diversos (como cogumelos, por exemplo) e até mesmo fígado de frango cozido.
No final das contas, criou-se uma confusão tão grande a respeito do que caracterizaria o "legítimo" molho à bolonhesa, que a delegação bolonhesa da Academia Italiana de Gastronomia depositou na Câmara de Comércio, Indústria, Artesanato e Agricultura de Bolonha uma receita oficial do ragù bolognese. A receita pode ser conferida, em italiano, nesse link.
Como nós não somos obrigados a respeitar as autoridades italianas, continuamos fazendo o molho do jeito que a gente gosta (rsrs), e aqui está uma sugestão interessantíssima que foi enviada pela minha irmã, a Paula.
Segue a receita segundo as suas próprias explicações!


Na verdade, não que o molho seja muito especial, mas um bom bolognese passa longe de refogar a carne moída e juntar com a latinha de molho de tomate... então vamos à receita:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ingredientes:

Leia mais:

Imagem de destaque

Macarrão com Shimeji e Ervilha

Imagem de destaque

Caipirinha

Imagem de destaque

Sunomono

Imagem de destaque

Tender ao Molho de Laranja


200g de carne moída
1 pedaço pequeno de bacon cortado em cubinhos
1 pedaço pequeno de calabresa picadinha (opcional)
1/2 cebola cortada em rodelas (se o público não curtir muito cebola, melhor ralar)
1 lata de molho de tomate
1 lata de tomate pelado ou 3 tomates (é simples pelar o tomate)
1/2 copo de vinho tinto
1 colher de alcaparras
1/2 tablete de caldo de carne

Publicidade


Modo de Fazer:


Inicie a receita pelando o tomate na chama do fogão. Para não se queimar, espete ele em um garfo e leve direto à chama. É fácil ver a pele se soltando (como na foto) e assim que ele esfriar, você retira toda ela com a mão e pica o tomate em pedaços relativamente grandes.



Feito isso, aqueça uma panela e frite o bacon. Se a panela for antiaderente, não precisa de óleo, mas se não for, bom colocar um fio de azeite. O próprio bacon solta gordura e é nela que você refoga a cebola. Nesta hora eu acrescentei pedacinhos bem pequenos de calabresa, mas é opcional (na verdade, você pode optar ou pelo bacon ou pela calabresa).



Acrescente a carne moída e deixe fritar bem. Coloque uma pitada de sal para a carne ficar mais saborosa e mecha bastante, apertando os pedacinhos de carne que estiverem grudados, para ficar bem soltinho.



Na sequência junte o tomate pelado/picado, o vinho e o caldo de carne esfarelado. Misture e tampe, aguardando 2 minutos antes de acrescentar o molho de tomate e as alcaparras. Volte a tampar, por 2 minutos e verifique o sal (lembre-se que o bacon tem sal, a alcaparra também e que você já usou o caldo de carne).
Se você tiver optado pelo tomate pelado em lata, pode juntar só o vinho à carne e aguardar 1 minuto e depois acrescentar o tomate pelado já com o molho de tomate, as alcaparras e o caldo de carne e deixar cozinhando tampado por 2 minutos, para ai verificar o sal.
Eu, como cozinhei para bastante gente, usei tanto tomates, quanto a lata de tomate pelado.




O tanto que você vai cozinhar a mais vai depender do quão consistente você gosta do molho. Depois é só escolher o macarrão de sua preferência (no meu caso, spaghetti) e está pronto!



É isso aí, pessoal!
Esse molho que a Paula faz fica realmente fantástico, para acompanhar uma série de receitas (e, aguardem, que a nossa próxima sugestão será de preparo de uma massa realmente diferenciada, que pode ser finalizada com esse molho de hoje)!
Como sempre, estão todos convidados a participar, inclusive enviando receitas, que a gente edita e traz para cá.
Passem, também, para curtir nossa fanpage, para ficar sempre a par das novidades que nós trazemos para cá, e de outras notícias que compartilhamos apenas lá mesmo!
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade