Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

A diferença entre sonhar e se iludir

22 jul 2019 às 09:13
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Foto: Pixabay

Ele era um jovem que morava no interior. Por ser filho de um domador de cavalos, tinha uma vida quase nômade e muito simples. Mas ele sonhava com uma vida diferente. Dormia nas cocheiras, trabalhava duro e, nos intervalos, à noite, ele procurava uma escola ou professores para iluminar a sua inteligência.
Em uma dessas escolas, certa vez, o professor pediu a cada aluno que escrevesse o seu sonho, o que desejavam para vida. O jovem, tomado por um entusiasmo, escreveu sete páginas. Desejava, no futuro, possuir uma fazenda e morar numa enorme casa. Desejava ter uma boa vida e ajudar outros a estudar.
Tão entusiasmado estava que não somente descreveu, mas detalhou com pormenores a casa em que sonhava morar, as cocheiras, os currais, o pomar de sua fazenda. Tudo com grandes detalhes. Quando entregou o seu trabalho, ficou esperando, ansioso, pelas palavras do professor.
Após três dias, o trabalho foi devolvido com uma nota baixa. O professor lhe disse que o seu sonho era absurdo. Imagine só, o filho de um simples trabalhador iletrado. O professor disse que ele precisava entregar outra redação, desta vez mais realista e coerente com ele.
O jovem, voltou para sua casa muito triste e contou ao pai sobre o ocorrido. Depois de ouvi-lo o pai lhe disse que o sonho era dele e que cabia a ele persistir no sonho ou troca-lo por outro. Pensando nisso, o jovem, no dia seguinte, retornou à escola e voltou a entregar a mesma redação dizendo que preferia ficar com uma nota baixa do que abrir mão do que sonhara.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Essa história foi contada para várias pessoas pelo dono de uma fazenda que morava numa belíssima casa e era apoiador de um famoso colégio que ajuda muitos jovens. Um dia, o antigo professor se apresentou, por ter identificado no proprietário da fazenda o antigo aluno e confessou: "Fico feliz que tenha escapado da minha inveja. Naquela época eu era um atormentado, tinha inveja de quem sonhava. Destruí vidas com meu rancor, roubei o sonho de muitos. Ainda bem que não consegui destruir o seu sonho, que faz bem a tantos. Sonhar, na verdade, é belo. Tudo o que existe no mundo um dia foi sonhado por alguém. Antes de algo virar alguma coisa primeiro precisou habitar os sonhos." (Autor desconhecido)

Leia mais:

Imagem de destaque
Mundo Vivo

Leitor do blog relata medo do desconhecido devido à Covid-19

Imagem de destaque

Blog - Leitora questiona desejo incontrolável pelo irmão do namorado

Imagem de destaque
Mundo Vivo

Blog: leitora não aceita que pai seja gay

Imagem de destaque
Blog Mundo Vivo

Pergunta da leitora: sou casada com um tirano, o que eu faço?

A habilidade de sonhar é vital em nossas vidas. Quem não sonha não é capaz de realizar nada. Claro que não basta apenas sonhar, senão o sonho passa a ser mera ilusão, mas o sonho precisa ser realizado. Realizar requer todo um processo que demanda tempo, paciência, dedicação, persistência e tolerância às frustrações. Realizar os sonhos não se trata de mágica, mas de muita inteligência para ir fazendo o sonho passar pelos testes de realidade.

Sonho e ilusão não são a mesma coisa. Ilusão não tem como existir, é apenas um produto mental. Sonhar, entretanto, é o que nos motiva a concretizar algo, a criar algo. Primeiro sonhamos para depois ir atrás. O sonho é só o ponto de partida. Já a ilusão é só ficar preso no terreno das ideias sem jamais experimentá-las. Saber discriminar entre estes dois é fundamental para viver ou fingir que se vive.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade