Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Estamos todos nós passando

08 jul 2019 às 09:46
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um dia andando pelo calçadão no centro de Londrina havia um grupo de religiosos gritando a plenos pulmões "Arrependei-vos, pois o Reino de Deus está próximo e o dia do Juízo está chegando e Jesus virá para julgar todos os pecados". Muitos dentre eles estavam fora de si e entregues a um frenesi que não era preciso ser profissional algum para entender que se tratava de loucura. A loucura pode se vestir de várias maneiras e uma delas é de religioso ortodoxo, que não entende o que fala e interpreta tudo da maneira que lhe convém.


A frase que repetiam de forma tresloucada, no entanto, até que é interessante, mas apenas se pudermos interpretar e não tomá-la literalmente. Não sou teólogo, sou só um psicoterapeuta curioso que gosta de pensar sobre o que vê e experimenta. Penso que "O reino de Deus está próximo" é algo verdadeiro, pois cada vez mais nos encaminhamos para a morte, essa desconhecida geradora de tantas angústias. Chamamos a morte, o que não conhecemos, de Reino de Deus, afinal ninguém voltou de lá para nos contar e ela está cada dia mais próxima em nossas vidas. Nesse sentido o reino de deus está realmente chegando.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


O arrependimento deve ser compreendido não como algo moral, para nos trazer peso e sentimento de culpa, mas como um lembrete de que estamos passando rápido por essa vida e que devemos vivê-la bem. Perdemos frequentemente muito tempo com coisas que não nos acrescentam nada e deixamos com isso de viver de maneira mais verdadeira. Devemos nos arrepender do quanto de vida que já desperdiçamos para tirar vantagem do tempo que ainda nos resta viver para fazer um bom proveito. Nesse caso a exortação para o arrependimento serve para nos alertar que não temos a vida inteira e que nosso tempo é contado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mundo Vivo

Leitor do blog relata medo do desconhecido devido à Covid-19

Imagem de destaque

Blog - Leitora questiona desejo incontrolável pelo irmão do namorado

Imagem de destaque
Mundo Vivo

Blog: leitora não aceita que pai seja gay

Imagem de destaque
Blog Mundo Vivo

Pergunta da leitora: sou casada com um tirano, o que eu faço?

Sobre os pecados podemos pensar no termo original da palavra que, em latim, significa errar o alvo. Assim, os pecados são todas as nossas ações e maneira de ser que, na verdade, não nos possibilitam acertar nosso alvo, que é viver bem. Qual o melhor objetivo nesta vida que não viver bem? Quando nossas atitudes nos aprisionam erramos feio o alvo e não atingimos nossas potencialidades. Devemos sempre avaliar os nossos "pecados" para não desperdiçarmos energias valiosas com coisas que não nos ajudam a desenvolver. Neste caso avaliar os pecados é apenas uma questão de ajuste de mira e correção de rota.

Vendo por esta perspectiva a frase pode ser levada conosco para criar sabedoria e não perdermos tempo. Na verdade, estamos passando por essa vida e não somos donos dela. Nosso tempo é limitado e devemos começar, o quanto antes, a aprender como viver cada vez melhor e com mais dignidade. Quanto aos religiosos do Calçadão fico com a impressão de que ao invés de seguirem o que pregam estão fazendo justamente o oposto: perdendo tempo e não aprendendo a viver a vida que têm.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade