Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Felicidade não se faz com esmolas

26 nov 2018 às 10:21
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma parábola indiana nos conta sobre um homem simplório que andava a esmo, meio perdido, até entrar num bosque sagrado, onde havia uma árvore que concedia todos os desejos. Sem saber deste fato, o homem acabou descansando embaixo desta árvore. Sentiu fome e imaginou como seria bom se comida caísse do céu. Foi só desejar que a árvore fez com que várias e fartas comidas despencassem sobre ele. Como era de esperar, ele ficou maravilhado com sua boa sorte e pensou então que seria bom se chovesse muito dinheiro. Mais uma vez seu desejo foi atendido e ele ficou eufórico. Contudo, desconfiou que tudo isso não poderia ser verdade, porque era bom demais, e temeu que demônios estivessem brincando com ele. Rapidamente, demônios surgiram à sua frente, caçoando e zombando. O homem ficou com muito medo e pensou, então, que seria assassinado. E acabou assassinado.


Essa história mostra muito bem o quanto não cuidar de nossa mente pode nos ser perigoso. Quantas pessoas até estão se desenvolvendo, conquistando muitas coisas boas em suas vidas, mas ficam com tanto medo e desconfiança sobre o que há de bom que começam a decair? Temem ser felizes. Aliás, felicidade é algo que todos querem, desejam muito, mas também, em que menos acreditam. É muito mais fácil acreditar na infelicidade que na felicidade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Estar mal, num estado de mente lastimável, sempre reclamando, é muito bem aceito e de fácil conquista, mas viver bem nos causa estranheza. Sentimos que não temos o direito de sermos feliz, que é quase um pecado, algo da dimensão do egoísmo. Infelizmente é assim que a maioria das pessoas funciona. Sente-se culpada pela possibilidade de ser feliz e aceita com muita mansidão um estado de miséria e pobreza.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mundo Vivo

Leitor do blog relata medo do desconhecido devido à Covid-19

Imagem de destaque

Blog - Leitora questiona desejo incontrolável pelo irmão do namorado

Imagem de destaque
Mundo Vivo

Blog: leitora não aceita que pai seja gay

Imagem de destaque
Blog Mundo Vivo

Pergunta da leitora: sou casada com um tirano, o que eu faço?

Somos educados para temermos a felicidade e abraçarmos as esmolas da vida. É que gente feliz não é submissa, questiona muito e nunca aceita qualquer negócio. Gente feliz é capaz de pensar sobre a vida e escolher melhor como quer viver. O infeliz pode ser enganado com migalhas facilmente e ainda ficar agradecido. Quem é feliz só quer o melhor dos mundos e não aceita esmola. Não teme as adversidades da vida e quem não teme não pode ser controlado. Muitas das nossas pequenas alegrias ao longo da vida são esmolas a que muitas vezes nos agarramos, e que nos fazem deixar de procurar e criar a verdadeira felicidade. Quando algo realmente bom ocorre ainda ficamos desconfiados e temerosos. Será que vale a pena?


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade