Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Blog Mundo Vivo

Pergunta de leitor - Qual a relação entre a mente e o dinheiro?

07 fev 2020 às 10:48
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Muitas pessoas dizem que dinheiro não é tão importante assim na vida e para se ter felicidade. Mas por que então as pessoas querem tanto o dinheiro? Por que o dinheiro é que define as pessoas? Por que os piores problemas do mundo têm dinheiro ou a falta dele envolvidos? Penso que minha vida seria bem melhor com dinheiro ou se eu fosse herdeiro de uma grande fortuna e não precisasse ter que trabalhar. O que você pode me dizer da nossa relação com o dinheiro?

O dinheiro é uma realidade da vida e de nada adianta subestimá-lo. Ele nos proporciona uma série de comodidades, confortos e segurança e ninguém pode viver sem dinheiro ou sem algo que se pareça com ele, pois até mesmo as comunidades que vivem do escambo dão um valor simbólico para as suas transações, que é justamente o que o dinheiro faz. Precisamos ser honestos e dizer que o dinheiro é necessário.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Entretanto, a relação com o dinheiro é que se apresenta problemática. Isso ocorre porque o dinheiro representa uma realidade da vida e lidar com a realidade é sempre algo complicado e que facilmente fica deturpado. As pessoas lidam tão mal com o dinheiro, usando-o como instrumento de poder, de destaque, de felicidade, porque no fundo não sabem como lidar com a realidade de suas próprias vidas, ou seja, se projeta intensamente no dinheiro o que se passa na mente das pessoas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mundo Vivo

Leitor do blog relata medo do desconhecido devido à Covid-19

Imagem de destaque

Blog - Leitora questiona desejo incontrolável pelo irmão do namorado

Imagem de destaque
Mundo Vivo

Blog: leitora não aceita que pai seja gay

Imagem de destaque
Blog Mundo Vivo

Pergunta da leitora: sou casada com um tirano, o que eu faço?


A economia financeira do mundo é um reflexo da nossa própria economia mental. Portanto, com uma breve olhada nos jornais financeiros dá para se ter uma ideia de como anda mal o mundo psíquico. Os valores acabam ficando distorcidos e perdem o sentido. Troca-se valores reais (subjetivos) por valores monetários. Afinal, é bem mais fácil ter que lidar com algo concreto como o dinheiro e nele depositar todas as nossas expectativas e frustrações do que lidar com o subjetivo e imaterial de nossas mentes.

Agora, quando você diz que sua vida seria bem melhor se você contasse com uma bela quantia para que assim não precisasse trabalhar, você dá a ideia de que trabalhar é custoso e de que gostaria de se esquivar dessa tarefa. Trabalhar, aqui, não significa um trabalho formal, tipo emprego, mas tem uma implicância em se ter que trabalhar o que se passa na mente. Em outras palavras, trabalhar é lidar com a realidade interna e isto é um exercício sempre oneroso. Tem-se a falsa ideia de que se alguém tiver dinheiro não precisa mais trabalhar, que a vida vai estar resolvida. Pode até ser que possa se desfazer de seu emprego, mas nunca poderá deixar de trabalhar com sua própria mente e vida. É preciso enfrentar a realidade e lidar com as coisas como elas são.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade