Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Pergunta de leitora - Falseando a verdade

27 set 2019 às 09:47
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Tenho um relacionamento de poucos dias e nos conhecemos pela internet. Já tive alguns namoros antes, mas nada muito sério. Sempre quis namorar e agora encontrei alguém que faz meu mundo girar. O problema é que comecei mentindo sobre mim. Falei coisas que não sou, disse que viajei para lugares que nunca conheci e até a profissão eu menti. Disse que eu era muito mais importante do que sou realmente e agora que estamos nos encontrando fico com medo de ele descobrir a verdade, se decepcionar e ir embora. Eu menti porque me acho muito sem graça. Parece que quis sempre ser outra pessoa. Agora esse relacionamento está baseado na mentira. Não sei o que fazer. Como prosseguir mentindo? Uma hora não dá mais. E como falar a verdade, e ele terminar tudo por se sentir enganado? Não sei o que fazer.

Um conto chinês sobre um príncipe prestes a ser corado imperador mostra a importância da verdade no relacionamento. O príncipe era obrigado a se casar, mas ele percebia que muitas moças estavam atrás de fortuna, fama e prestigio e não o amavam realmente. Ele então lançou um desafio: chamou todas as moças que queriam se casar com ele dando a cada uma delas uma semente que deveriam cultivar em uma bela flor e trazer para ele daqui a seis meses. Uma destas moças era muito humilde e não tinha expectativas de ser escolhida, mas mesmo assim foi até lá e aceitou o desafio, porque amava tanto o príncipe que não perderia uma chance de estar próxima a ele. Ela não esperava ganhar a disputa, porém, procurava aproveitar ao máximo a oportunidade de estar vendo seu amado mesmo que por alguns minutos. Os seis meses se passaram e ela tentou de todo o jeito cultivar a planta, que nunca vingou. Ela se sentiu muito diminuída e tola. Ao chegar no palácio viu que todas as outras moças levavam vasos com plantas cheias de flores enquanto ela levava um vaso com terra. Isso só a fez se sentir pior e acreditar que ela não era mesma digna da atenção do príncipe. Ao avaliar todos os vasos o príncipe toma a mão da moça humilde e diz que ela era a escolhida. Para a surpresa de todos, o príncipe explica que todas as sementes que ele havia distribuído eram estéreis e não tinham como nascer, mas só aquela moça foi verdadeira em não encobrir a verdade dos fatos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nenhum relacionamento sobrevive à mentira. E como já diz um ditado antigo "mentira tem pernas curtas" e uma hora ela é descoberta. Tudo isso, é claro, você já sabe, mas o que você não sabe e que é preciso vir a saber é porque você se sente tão inferior. Quais são as razões que, ao longo da sua vida, fizeram com que você tivesse que "florear” a verdade ao invés de ser você mesma? Hoje você se contraria porque diz que quer um relacionamento de verdade, mas tem atitudes que impedem um relacionamento de fato acontecer.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mundo Vivo

Leitor do blog relata medo do desconhecido devido à Covid-19

Imagem de destaque

Blog - Leitora questiona desejo incontrolável pelo irmão do namorado

Imagem de destaque
Mundo Vivo

Blog: leitora não aceita que pai seja gay

Imagem de destaque
Blog Mundo Vivo

Pergunta da leitora: sou casada com um tirano, o que eu faço?


Os motivos para você mesma se contrariar está na sua mente. Mais precisamente no seu inconsciente. Você não sabe porque faz o que faz e isso vem te levando à infelicidade. Enquanto não se propor a descobrir o que se passa consigo não se livrará de se repetir nos mesmos enganos.


Freud, criador da psicanálise, foi genial quando nos mostrou que muitas de nossas atitudes são decididas pelo nosso inconsciente. Que tal se colocar em análise e explorar seus motivos? Assim terá uma chance de encontrar verdade na sua vida e nos seus relacionamentos. Não precisará florear/falsear a vida que quer ter, mas se permitirá viver o que de fato pode.

Siga-me também no Instagram: @psicanalista.sylvioschreiner


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade