Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Pergunta de leitora - Muita colher de chá

16 nov 2018 às 13:27
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quando eu era criança minha família sofreu um acidente de carro e a história que nos contaram é que uma de minhas irmãs foi parar embaixo do carro, desacordada, num buraco "que o anjo da guarda fez", ou o carro a teria esmagado. Mas, conversando com minha madrinha esses dias ela disse que não foi assim. Que viraram o carro e minha irmã estava acordada, de olho arregalado, totalmente em choque. Eu fiquei pensando que esse fato pode ter a ver com a personalidade dela, mesmo ela não se lembrando, já que ela é uma pessoa
Extremamente insegura e atualmente tem síndrome do pânico. Será que faz sentido? Tenho medo de contar pra ela e deixá-la ainda mais impressionada sem motivo.

A mente precisa de alimento para se desenvolver. Qual o alimento da mente? Para o psicanalista W. Bion este alimento é a verdade. Sem a verdade não há a menor possibilidade de haver crescimento. A verdade dói, com certeza, mas sem dor também não há como crescer. Esconder a verdade, floreá-la, nunca é algo que funciona de fato. Pode, pelo contrário, gerar muita confusão.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Obviamente que a verdade não precisa ser contada de forma fria ou jogada rispidamente. Isto nada mais é do que crueldade. Falar a verdade requer delicadeza e respeito. Acontece, infelizmente, que muitas vezes queremos proteger aqueles que amamos e, ao invés de nos atermos à verdade, a ocultamos com histórias mirabolantes. Assim, uma ocorrência ruim e perigosa vira uma coisa mística, um milagre, uma mágica, um evento fantástico ou simplesmente uma aventura. Acha-se que, assim, estará protegendo, quando está apenas confundindo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mundo Vivo

Leitor do blog relata medo do desconhecido devido à Covid-19

Imagem de destaque

Blog - Leitora questiona desejo incontrolável pelo irmão do namorado

Imagem de destaque
Mundo Vivo

Blog: leitora não aceita que pai seja gay

Imagem de destaque
Blog Mundo Vivo

Pergunta da leitora: sou casada com um tirano, o que eu faço?


Sua irmã, por ter passado por uma experiência traumática, foi cercada de uma proteção sufocadora. Passou a ser tratada como coitada. Acreditava-se que ela não podia mais se deparar com a vida, com os problemas financeiros, com as dores, etc. Ela passou a ser vista por todos da família como uma eterna criança indefesa e assustada. Ninguém mais acreditava que ela podia crescer. E parece que ela mesma hoje não acredita em si própria.

Sua irmã precisa de análise para que ela venha a se desenvolver de verdade. Ela precisa aprender a criar seus recursos mentais para dar conta da vida e para contar consigo mesma. Ela não precisa de anjo da guarda. Isso é o que contamos às crianças, mas como adulta ela precisa dela mesma. Sua irmã também necessita deixar de ser vista por todos como uma pobre criatura. Só vive em estado de pânico quem não aprendeu a contar consigo mesmo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade