Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Pergunta de leitora - Quando as resistências levam a uma encruzilhada

07 jun 2019 às 08:50
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Não entendo o que se passa comigo. Já comecei, algum tempo atrás, a fazer psicoterapia e percebi que estava sendo muito bom e me fazendo bem. Mas do nada, sem razão alguma, eu parei. Não sei explicar porque tomei esta decisão, mas sei que algo me impeliu a parar. Sinto falta, pois minha vida está uma bagunça, mas sinto medo de voltar a fazer psicoterapia. Só de pensar em retornar me vem à mente tantas desculpas que já desisto. O que será que é isso?

A grande descoberta de Freud, fundador da psicanálise, foi estudar a influência do inconsciente sobre nossas vidas. Antigamente, e ainda atualmente, acreditava-se que somos seres conscientes e que nada fora desta esfera consciente interferia em nossas atitudes e decisões. Mas se olharmos de perto veremos que somos contraditórios e, muitas vezes, fazemos aquilo que não queríamos fazer em princípio. É disto que você está se dando conta em você mesma.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Você mesma (o seu inconsciente) lhe fez parar a psicoterapia que você estava gostando. Quais as razões disto? Não temos como saber a não ser que você investigue o que se passa consigo, que você dê palavras para o seu inconsciente. E isso será alcançado se voltar para sua psicoterapia. Do contrário, sempre ficará sem saber o que está te mobilizando a parar o que gosta e muitas outras coisas que, possivelmente, interferem em sua vida.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mundo Vivo

Leitor do blog relata medo do desconhecido devido à Covid-19

Imagem de destaque

Blog - Leitora questiona desejo incontrolável pelo irmão do namorado

Imagem de destaque
Mundo Vivo

Blog: leitora não aceita que pai seja gay

Imagem de destaque
Blog Mundo Vivo

Pergunta da leitora: sou casada com um tirano, o que eu faço?


Uma ideia que tenho é que as resistências falaram mais alto e fizeram você arrumar desculpas e justificativas para deixar de continuar este trabalho. Provavelmente, se trata de resistência às mudanças. Quando nos conhecemos mais acabamos mudando muitas coisas que vivíamos e isso sempre gera certo desconforto. É como se nos tornássemos pessoas novas e desconhecidas, e isto é assustador. Então você parou o processo achando assim que poderia evitar as mudanças.


Só que as resistências não trouxeram satisfação e realização, pois você continua insatisfeita consigo e com a vida. Está numa encruzilhada: se continuar na mesma ficará insatisfeita, se ousar mudar terá que enfrentar seus medos. Só resta mesmo reunir coragem para enfrentar o medo das mudanças que poderão ocorrer caso você retorne para este trabalho de vir aprender a se conhecer.

Quem sabe se você se permitir se desapegar da pessoa que você acha que tem que ser não abre espaço para se tornar quem você pode realmente ser? Será que vale a pena tentar?


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade