Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mundo Vivo

Pergunta do leitor - Nem sempre a angústia é má

22 fev 2019 às 09:58
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Estou sempre sentindo uma angústia que não sei explicar de onde vem. Na minha vida está tudo certo. Não tenho grandes problemas e nem sofro muito, mesmo assim fico angustiado, com um sentimento muito ruim. Será que é estresse e eu não percebi que estou estressado? O que posso fazer com essa angústia? Me ajude, por favor.

A angústia é um sinal. Sinal de que algo pede por atenção. O que é que vem pedindo atenção você não faz ideia e nem eu, mas isso pode ser investigado. Não só pode como deve, porque viver em angústia constante é sempre pesar a vida.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ao contrário do que muitos pensam a angústia não é má, mas um instrumento útil para vivermos melhor. É porque se alguém sente angústia tem muito mais chance de procurar ajuda e, com isso, compreender coisas importantes na própria vida. A angústia já salvou e vem salvando muita gente ao ser um incentivo para buscar mudanças necessárias.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mundo Vivo

Leitor do blog relata medo do desconhecido devido à Covid-19

Imagem de destaque

Blog - Leitora questiona desejo incontrolável pelo irmão do namorado

Imagem de destaque
Mundo Vivo

Blog: leitora não aceita que pai seja gay

Imagem de destaque
Blog Mundo Vivo

Pergunta da leitora: sou casada com um tirano, o que eu faço?


Quando alguém procura um psicanalista, por exemplo, é porque está sofrendo com angústia, afinal, ninguém vai fazer análise porque está bem, mas porque sofre.

Publicidade


Para se saber o que um sentimento de angústia quer dizer é preciso dar um sentido para ele. Isso só acontece quando você fala da sua vida, se debruça sobre a sua história e os significados vão surgindo. O objetivo da psicanálise é ajudar a pessoa a dar significado para a própria vida e potencializar o que tem de melhor dentro de si. Sem o saber que o autoconhecimento produz não temos como estar bem.


Há pessoas que estranham sentirem angústia porque a associam com dramas visíveis e mensuráveis. Mas a angústia não vem só dos problemas concretos da vida ou de grandes tragédias, pode nascer de muitas partes que nos são desconhecidas.

Ninguém se livra da angústia que sente, já que ela só pode ser transformada e não descartada. A única coisa que você pode fazer (e já é muito) é procurar se autoconhecer para compreender o que vem ocorrendo consigo, e mudar aquilo que pode ser mudado.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade