Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Reclamar da escuridão ou aprender a acender a luz

03 dez 2018 às 12:08
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Reclamar da escuridão é a coisa mais fácil que existe. Todos sabem dos sofrimentos, das dificuldades e dos percalços da vida, e não há ninguém que, uma hora ou outra, não reclame ou lamente sobre tudo isto. Tudo aquilo que é ruim ou nos traz dor é tido como uma área bastante obscura de nossas vidas, e queremos nos livrar dela o mais rápido possível. Quem nunca ouviu pessoas reclamando dos relacionamentos insatisfatórios que vivem, das frustrações que teimam em aparecer e das dificuldades que precisam enfrentar? Aliás, você mesmo, caro leitor ou leitora, já deve ter reclamado ou está reclamando agora. Lamentar a escuridão, contudo, de nada adianta. Ela só existe porque falta luz.

Quando entramos num quarto escuro sem poder ver nada, ficaremos assustados ou irritados e vamos maldizer aquela escuridão que tanto bloqueia nossa visão, nos deixando cegos. Porém, enfurecer-se contra a escuridão é inútil. Por mais que manifestemos nosso desagrado frente a ela, por mais que a xinguemos ou gritemos, ela continuará lá, imóvel, zombando de nosso desagrado. Não há ação direta sobre a escuridão, ou seja, nada que você faça contra a escuridão terá alguma eficácia. Isso ocorre porque ela é uma ausência e não algo em si, ela apenas significa ausência de luz. Tenha luz e a escuridão naturalmente não terá mais lugar para existir.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Com tudo isso quero chamar a atenção para o fato de que grande parte do nosso sofrimento mental ao longo da vida tem a ver com essa "falta de luz" interna que, às vezes, nós mesmos escolhemos e alimentamos. Obviamente há sofrimentos que não escolhemos, que a própria vida trata de nos proporcionar, mas há muitos outros que, até mesmo sem perceber, nós mesmo criamos e vamos carregando com grande custo ao longo da vida. Entrar em relacionamentos doentios, por exemplo, é uma escolha que podemos evitar. Desejar o impossível também é algo que só nos faz mal e que temos a chance de aprender a escolher diferente. Quando caímos sempre nas mesmas angústias repetidas vezes pode ser algo que também não estamos vendo, mas que poderíamos aprender a ver para não mais repetir. Todos esses sofrimentos são como escuridão em nossas vidas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mundo Vivo

Leitor do blog relata medo do desconhecido devido à Covid-19

Imagem de destaque

Blog - Leitora questiona desejo incontrolável pelo irmão do namorado

Imagem de destaque
Mundo Vivo

Blog: leitora não aceita que pai seja gay

Imagem de destaque
Blog Mundo Vivo

Pergunta da leitora: sou casada com um tirano, o que eu faço?

Todavia de nada adianta apenas reclamar do que nos acontece. Precisamos entender qual "escuridão" é esta e, daí, acender a luz, ou seja, criar consciência. Quando nos abrimos à possibilidade de compreender o que estamos fazendo conosco nós acendemos uma luz e podemos ver mais claramente. Diante da presença da luz, nenhuma escuridão pode existir. Ela simplesmente desaparece. A psicanálise vem nos ensinando que quanto mais consciência temos de nossos atos e razões que nos dirigem, mais claras as coisas ficam e mais saudavelmente podemos escolher como vamos viver. Não só a psicanálise fala isso, mas muitos pensamentos orientais já afirmaram a importância da "iluminação" como vital para a vida. Sabendo disso, fica a questão: vamos reclamar da escuridão ou vamos aprender como acender a luz?


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade