Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Aposentadoria do professor no Regime Próprio da Previdência Social

12 ago 2020 às 15:06
- (Foto: Reprodução/FreePik)
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Antes da Reforma da Previdência, na aposentadoria do professor, havia a exigência de uma idade mínima para as mulheres, de 50 anos de idade e 25 anos de contribuição, enquanto que para os homens, a exigência era de 55 anos de idade e 30 anos de contribuição, na função de magistério.


Com a reforma da previdência, na regra definitiva, a idade da mulher se eleva, passando-se, então, a se exigir 57 anos de idade, enquanto que para o homem 60 anos. Além da idade, deve-se também cumprir os 25 anos na função de magistério, para ambos os sexos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Já para o servidor público, professor, que ingressou no sistema antes da reforma da previdência, haveria duas regras de transição, sendo que no primeiro caso há a exigência da idade mínima, de 52 anos para a mulher, enquanto que para o homem 56 anos. Já o tempo de contribuição, continua o mesmo de antes da reforma, qual seja, de 25 anos para as mulheres e 30 anos para os homens.

Leia mais:

Imagem de destaque

Reconhecimento da atividade especial como motorista de transporte de combustíveis

Imagem de destaque

Cômputo como especial período em gozo de benefício por incapacidade

Imagem de destaque

Benefício assistencial a portador de síndrome de down

Imagem de destaque

Aposentadoria por Invalidez a trabalhador rural


Além da idade mínima, deve-se ainda cumprir a pontuação, referente à idade e o tempo de contribuição. Para tanto, em 2020, as mulheres devem cumprir 82 pontos, e os homens 92 pontos, sendo que a pontuação se eleva em um ponto a cada ano, até o limite de 92 pontos para as mulheres e 100 pontos para os homens.

Publicidade


Na segunda regra de transição, deve-se cumprir também a idade mínima, de 52 anos para as mulheres, acrescido de 25 anos de contribuição, e de 55 anos para os homens, mais 30 anos de contribuição, com a aplicação também do pedágio, relativo ao tempo que faltava para se aposentar na mudança da lei. Neste caso, se a mulher tivesse 23 anos de contribuição, faltando 2 anos para completar o direito, deve esta servidora completar mais 2 anos, ou seja, mais 4 anos de contribuição.


Frisa-se que todo servidor público que cumpriu os requisitos antes da mudança da legislação, fica com os seus direitos resguardados. Assim, observa-se que grande parte dos servidores poderiam completar o direito à aposentadoria por meio da aplicação de diversas regras. Por isso, faz-se necessário avaliar qual regra é mais vantajosa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade