Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Aposentadoria Especial e a importância da prevenção documental para o profissional da área da saúde

24 set 2019 às 16:27
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os profissionais da área da saúde, como enfermeiros, médicos e dentistas, estão expostos, no dia a dia de seu trabalho, a agentes biológicos nocivos a sua saúde, tais como vírus, bactérias e afins.


A juntada de documentos para comprovação da atividade é elemento importante para que, ao final do processo, o segurado possa alcançar o tão sonhado objetivo de aposentar-se. Desta forma, é preciso um conjunto probatório robusto e, muitas vezes, de fácil acesso a estes profissionais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No direito, aplica-se a lei que estava em vigência na época em que ocorreram os fatos. Assim, até 28.04.1995, basta comprar o exercício da função enquadrada como especial, por exemplo: o exercício do trabalho como médico e dentista. Para o período posterior, há a necessidade de se comprovar o contato com agentes insalubres. E quais os documentos que comprovam essas duas situações?

Leia mais:

Imagem de destaque

Reconhecimento da atividade especial como motorista de transporte de combustíveis

Imagem de destaque

Cômputo como especial período em gozo de benefício por incapacidade

Imagem de destaque

Benefício assistencial a portador de síndrome de down

Imagem de destaque

Aposentadoria por Invalidez a trabalhador rural


O exercício da função é comprovado plenamente pelo registro na carteira de trabalho, no caso nos segurados empregados. Para aqueles que exercem o labor de forma autônoma, é importante juntar certificados de conclusão de curso e especializações; declarações de imposto de renda; fichas de atendimento de pacientes, e todo e qualquer documento que indique a função exercida pelo segurado.

Publicidade


O contato com agentes insalubres, necessário para configurar o labor como especial após 28.04.1995, é comprovado pelos documentos PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) e pelo Laudo Técnico. Para os profissionais empregados, esse documento deverá ser confeccionado e entregue pelo empregador. Já os profissionais autônomos devem contratar um médico ou engenheiro do trabalho, os quais, através de uma perícia no local de trabalho, elaborarão tais documentos.


A documentação é essencial para comprovar que estes profissionais exercem de fato atividades insalubres e estão expostos diariamente a agentes nocivos à saúde.

O segurado deve entender que, quanto melhor a instrução do processo por meio de provas hábeis a comprovar tanto o exercício do labor, quanto as condições em que ele foi realizado, mais fácil e segura será a decisão com relação ao direito à sua aposentadoria.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade