Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

É possível incluir a atividade especial após a reforma da previdência?

12 fev 2020 às 14:18
- (Foto: Reprodução/FreePik)
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Muitos são os segurados da Previdência Social que trabalharam em atividades insalubres ou periculosas, ou seja, aquelas nocivas à saúde ou integridade física do trabalhador, e que possuem direito a requerer a Aposentadoria Especial, ou ainda, a Aposentadoria por tempo de contribuição comum com a conversão dos períodos especiais.


Na aposentadoria por tempo de contribuição comum, faz-se possível converter atividades especiais em comum, garantidas, de forma integral, até o advento da EC 103/2019, ou seja, a mais recente reforma da previdência, após o homem completar 35 anos de contribuição, e a mulher, 30 anos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Caso seja comprovado, até a edição desta lei, a submissão a agentes insalubres ou periculosos, por meio de laudo e formulário, faz-se possível acrescer, aos referidos períodos, 40% para o homem, e 20% para a mulher.

Leia mais:

Imagem de destaque

Reconhecimento da atividade especial como motorista de transporte de combustíveis

Imagem de destaque

Cômputo como especial período em gozo de benefício por incapacidade

Imagem de destaque

Benefício assistencial a portador de síndrome de down

Imagem de destaque

Aposentadoria por Invalidez a trabalhador rural


Quanto à comprovação da especialidade da atividade até 28.04.1995, basta que a categoria profissional esteja enquadrada no rol do Decreto n. 53.831 para presumir que o segurado exercia trabalho "especial”, ou, ainda que não relacionada, seja caracterizada como insalubre ou periculosa, exigindo-se, via de regra, o preenchimento, de formulários específicos, qual seja: o PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário.

Publicidade


Com relação ao período posterior a 28.04.1995, para o reconhecimento da especialidade de toda a qualquer atividade, passou-se a exigir a comprovação da efetiva exposição aos agentes nocivos por meio de formulário e/ou laudo pericial.


Ocorre que a partir da promulgação da reforma da Previdência, a legislação vedou a conversão de tempo especial em comum. Nesse sentido, para quem continua trabalhando na função insalubre, não se faz mais possível reconhecer o acréscimo desse tempo de contribuição, ainda que atividade faça mal à saúde e integridade física do trabalhador, o que garantia a esse segurado, até a edição dessa lei, receber uma "vantagem” por se sujeitar a trabalhar em condições diferenciadas em relação às demais pessoas da sociedade.

Publicidade


De todo modo, faz-se necessário avaliar se as decisões judiciais irão se pautar nesse entendimento, pois a mesma determinação já ocorreu no passado com a edição da Medida Provisória 1.663-10, de 28.05.1998, o que não surtiu efeito, havendo até o cancelamento da Súmula 16, que versava sobre o assunto.


Confira o vídeo:


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade