Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Direito Previdenciário

É possível revisar aposentadorias de funcionários públicos que trabalharam em condições especiais?

13 nov 2020 às 04:10
- (Foto: Reprodução/FreePik)
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Recentemente, o Supremo Tribunal Federal sinalizou a possibilidade de revisar aposentadorias, a fim de se aumentar o tempo de contribuição para servidores que, por ventura, tenham trabalhado em atividades com exposição a agentes nocivos à saúde, seja de ordem química, física ou biológica.


Nesse sentido, faz-se possível aumentar o tempo de contribuição a fim de estes servidores possam conquistar benefícios com salários mais vantajosos em razão da aplicação da integralidade e paridade de salários.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Um exemplo muito comum de exposição à insalubridade se relaciona a servidores que trabalham na área da saúde e que possuem contato com ambiente hospitalar, havendo submissão a agentes biológicos. Neste caso, de acordo com a recente decisão do STF, seria possível requerer a revisão para estes servidores.

Leia mais:

Imagem de destaque

Reconhecimento da atividade especial como motorista de transporte de combustíveis

Imagem de destaque

Cômputo como especial período em gozo de benefício por incapacidade

Imagem de destaque

Benefício assistencial a portador de síndrome de down

Imagem de destaque

Aposentadoria por Invalidez a trabalhador rural


Dessa forma, uma vez reconhecida a especialidade da atividade, o servidor pode reivindicar um aumento do tempo de contribuição, que garante, em alguns casos, o direito à integralidade e a paridade de salários. Então, aquele servidor que venha, por exemplo, a se aposentar de forma proporcional, pode ingressar com uma revisão para solicitar este aumento do tempo de contribuição pela exposição à insalubridade.

Frisa-se que por mais que na via administrativa, ou seja, pelo INSS, muitas vezes o direito é negado, é muito importante que se busque um especialista da área do direito previdenciário, vez que o STF já decretou o entendimento de que é possível a conversão desse aumento do tempo de contribuição para todos os servidores públicos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade