Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Tempo especial em atividade de tratamento de água e esgoto

02 abr 2020 às 15:34
- (Foto: Reprodução/FreePik)
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O TRF da 2ª Região, Proc. 0049369-32.2016/4/02.5101, 1ª T., Rel.: Juiz Fed. GUSTAVO ARRUDA MACEDO, j. em 12/09/2019, e-DJF2 07/10/2019 julgou o caso de um operador de tratamento de água e esgoto da CEDAE para fins de concessão de aposentadoria especial.


No presente caso, não restou dúvidas sobre a insalubridade, ou seja, que faz mal à saúde, a que esteve submetido o autor, empregado da CEDAE, porquanto exposto a risco biológico (vírus, bactérias e outros microrganismos patogênicos), circunstâncias que ensejam seu enquadramento como atividade especial. Acrescenta-se a isto o fato de que, a norma atualmente em vigor, Decreto 3.048/1999, estabelece, quanto ao fator determinante da conversão do tempo de serviço, a presença do agente nocivo no meio ambiente de trabalho. E ainda que, este último, em seu art. 68, reconhece a atividade do autor como atividade especial, tendo em vista o contato com vírus, bactérias e outros microrganismos patogênicos, diante do trabalho em galerias, fossas e tanques de esgoto, conforme o anexo IV, 3.0.1, letra «e» do referido decreto. IV.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No que se refere à exposição a microrganismos e parasitas infecciosos vivos e suas toxinas, cabe destacar que no Anexo 14 da Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho nº. 15 (NR15) a insalubridade das atividades que envolvem agentes biológicos é caracterizada pela avaliação qualitativa, e é definida como de insalubridade de grau máximo o trabalho ou operações, em contato permanente com: esgoto (galerias e tanques).Portanto, resta claro que a atividade do segurado, neste caso, é especial.

Leia mais:

Imagem de destaque

Reconhecimento da atividade especial como motorista de transporte de combustíveis

Imagem de destaque

Cômputo como especial período em gozo de benefício por incapacidade

Imagem de destaque

Benefício assistencial a portador de síndrome de down

Imagem de destaque

Aposentadoria por Invalidez a trabalhador rural


No caso concreto, conforme o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) juntado às fls. 104/106, como já referenciado acima, o autor esteve exposto a vírus, bactérias e microrganismos patogênicos durante os períodos de 01/09/1971 a 31/12/1975, de 01/01/1976 a 31/10/1990, e de 01/11/1990 a 11/09/2006, perfazendo um total de 35 anos, 13 dias, quando executou as atividades de limpeza e conservação de canaletas, calhas, braços de biofiltros e caixas de areia nas estações de tratamento e elevatórias de água e esgoto, assim como, trabalhando com bombas de esgotamento de acionamento manual, decantadores, câmaras de areação, e ainda, realizando coleta de amostras para análise de campo.

Publicidade


Quanto à habitualidade e permanência da exposição aos agentes nocivos biológicos referenciados, no PPP que serviu de base para a fundamentação do julgado recorrido, restou expressa a declaração de que a sua exposição aos agentes ocorrida de forma habitual e intermitente. Contudo, especificamente no caso de agentes biológicos, acompanho a fundamentação trazida pelo julgamento da AC 0007535- 54.2013/4/02.5101, da Relatoria do Exmo. Des. Federal Azulay Neto « 2ª Turma Especializada - 28/06/2017, no sentido de que a intermitência não afasta a especialidade. Isso porque, para haver dano à saúde do trabalhador, basta um único contato com o agente nocivo.


Assim, ainda que a efetiva exposição a agentes biológicos pudesse não ocorrer durante todas as horas da jornada de trabalho, o fato é que o risco de contágio é inerente às atividades desempenhadas, e neste sentido, basta um único contato com o agente infeccioso (no caso, vírus, bactérias e microrganismos patogênicos), para a concretização da nocividade. Diante disso, há risco permanente de prejuízo à saúde do trabalhador, o que caracteriza, portanto, a especialidade desempenhada.

Em vista da sua exposição a agentes biológicos, a sua atividade, neste caso, confere ao trabalho exercido pelo segurado a especialidade necessária para a concessão do benefício pretendido de aposentadoria especial.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade