Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Retorno às aulas 2021 e o COVID 19

14 dez 2020 às 17:35
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Olá, nos últimos dias tenho recebido muitas mensagens a respeito da campanha que esta circulando do retorno as aulas em 2021. Porém vendo o aumento significativo de crianças sendo contaminadas, e de crianças que até morreram em decorrência do Covid-19.


Pensando em nós mães conversei com a Dra Alessandra Banaszeski, que é a Pneumologista Pediátrica dos meus filhos, para acalentar nossos corações, porque assim como eu sei que você também fica preocupada. Leia abaixo as considerações da Dra Alessandra.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Retorno às aulas 2021 e o COVID 19

Leia mais:

Imagem de destaque

Gratidão é uma habilidade que as crianças precisam praticar

Imagem de destaque

7 dicas de maquiagem para você arrasar no réveillon

Imagem de destaque

4 Londrinenses vão representar o Brasil no Panamericano 2023

Imagem de destaque

Os desafios e oportunidades de ter filho adolescente


O prejuízo causado pelo fechamento das escolas para as crianças é inequívoco, especialmente agora que está se prolongando por tanto tempo. Um ano perdido para uma criança é muito diferente de um ano para um adulto. Entre as consequências associadas ao fechamento das escolas para as crianças temos: impactos cognitivos e psicológicos, risco aumentado de violência, depressão, ansiedade, aumento do sobrepeso e obesidade, entre outros agravos à saúde.

Publicidade


Diferente do que se sabe em relação aos outros vírus (que as crianças eram as grandes transmissoras) o coronavírus está se mostrando diferente. Há poucos dias foi publicado um estudo francês que mostrou que a taxa de transmissão do corona vírus de criança para outra criança é em torno de 3% e de criança para adulto é de 8%. Estamos vendo que na infecção pelo COVID 19 as crianças estão sendo mais assintomáticas e menos transmissoras.


Nos países que reabriram as escolas com protocolos de segurança, inclusive agora passando pela segunda onda de contagio, não houve aumento significativo do numero de casos em escola e nem surtos escolares. A pergunta que mais estou ouvindo no consultório é:
E agora, Doutora? Devo ou não levar meu filho à escola?
Não temos resposta certa ou errada para esta pergunta. Acredito que os pais / família devem colocar na balança o quanto está pesando para as suas crianças e família elas ficarem afastadas da escola (se está ocorrendo prejuízos sociais, psicológicos, nutricionais), como está sendo a dinâmica de cada família (organização dos pais com trabalho, home office).


Pixabay
Pixabay


Como poderia ser um retorno de forma segura?
- Uso obrigatório de mascaras
- Salas de aula ventiladas e arejadas
- Numero de alunos reduzidos por turma e esquema e rodízio
- Higiene frequente das mãos e uso de álcool gel
- Não compartilhar objetos
- Distanciamento seguro
- Não levar a escola se a criança ou algum familiar apresentar algum, sintoma suspeito e informar a escola
- Professores cuidar o contato com outros professores

Curtiu? Compartilhe! Me siga e me envie sugestões de conteúdos no meu insta.
Marjorie Ostrowski
Beijos e até a próxima.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade