Risoto Caipira na Pressão

   

Olá, pessoal!

Tudo bem?

A receita de hoje é uma contribuição do Ronie Pita, com as fotografias da Paula Antunes.

Nós já dissemos aqui que a técnica para se preparar risotos é, quase sempre, muito parecida. Pois então, essa receita apresenta uma forma de preparo bastante diferente. Como se não bastasse, todo mundo que experimentou aprovou!

Vamos lá!

Ingredientes:

3 colheres (sopa) de azeite

50g de bacon em cubinhos

150g de linguiça fresca (tipo calabresa) sem pele e desmanchada

250g de peito de frango cortado em cubinhos

1/2 cebola picadinha

2 dentes de alho picadinhos

pimenta de cheiro picada a gosto (ou outro tipo de pimenta)

1 xícara (chá) de arroz arbóreo

1/4 de xícara de cachaça

1/2 litro de caldo de carne (1 tablete de caldo de carne dissolvido na água)

3 folhas de couve rasgadas (no nosso caso estava bem picadinho)

1 xícara (chá) de queijo minas cortado em cubinhos

50g de manteiga gelada e cortada em cubinhos

queijo parmesão ralado a gosto

cheiro verde picado a gosto

sal a gosto

Modo de Fazer:

Em uma panela de pressão em fogo médio doure o bacon, a linguiça, o frango, a cebola, o alho e a pimenta de cheiro no azeite.

Acrescente o arroz arbóreo, refogue bem e coloque a cachaça. Deixe a cachaça secar e acrescente o caldo de carne (nesta parte vale um parêntesis para a foto do passo a passo com o frango em uma panela ao lado... o frango ficou pra trás - esse tipo de coisa que acontece na cozinha da vida real - e foi refogado à parte e voltou pra receita).

Tampe a panela e após pegar pressão, cozinhe por 8 minutos. Retire imediatamente a pressão e misture vigorosamente a couve rasgada, o queijo minas, a manteiga e o parmesão ralado.

Salpique cheiro verde e corrija o sal.

É isso aí, pessoal!

Deixamos registrado o agradecimento ao Ronie por ter dividido os segredos da receita conosco, e à Paula por ter fotografado tudo.

Também fica registrado o elogio, por terem mostrado como, às vezes, a gente precisa improvisar um pouco - a cozinha também é lugar de criatividade!

Como sempre, estão todos convidados a participar, com suas críticas e sugestões, e também com suas própria receitas. É só fotografar e explicar passo a passo e nos enviar, que nós editamos e trazemos para cá, e assim vamos conseguindo garantir um jeitão mais heterogêneo ao blog!

Para ficar sempre a par das novidades que nós trazemos para cá, e também de outras notícias e promoções que compartilhamos apenas por lá, curta a nossa fanpage.

Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Conteúdo relacionado: