Torta de Maracujá

   

Olá, pessoal!

Tudo bem?

A receita de hoje é uma contribuição do Lucian, que foi meu aluno e que acabou virando meu amigo (está aí uma das coisas fantásticas da docência).

Como eu não sou lá muito fã de doces, as contribuições como a do Lucian vão ajudando o blog a ficar muito mais interessante - e, assim, registramos um agradecimento sincero a todos os que se animam a mandar suas próprias receitas.

Vamos lá!

Ingredientes:

Massa:

1 xícara de farinha de trigo

1 gema batida

100g de manteiga sem sal

2 colheres (sopa) de açúcar

1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio:

suco de 3 ou 4 maracujás

395g de leite condensado

200g de creme de leite

1 gelatina sem sabor

Cobertura:

polpa de 1 ou 2 maracujás

3 colheres (sopa) de açúcar

1 colher (chá) de amido de milho

Modo de Fazer:

Massa: coloque a farinha em um recipiente e faça um buraco no meio, depois adicione os demais ingredientes e mexa até a massa ficar homogênea e lisa, após esse processo forre a massa por completo na assadeira (de preferência usar uma anti-aderente), e leve ao forno (sem pré-aquecimento) durante 20 minutos ou até as bordas ficarem douradas.

Recheio: hidrate a gelatina em fogo baixo até que esteja totalmente dissolvida, depois acrescente ela junto com os demais ingredientes no liquidificador e bata, espalhe o recheio sobre a massa e leve para geladeira por 20 minutos.

Cobertura: acrescente a polpa do maracujá junto com o açúcar em uma panela e mexa em fogo baixo até o açúcar se dissolver, após isso dissolva o amido de milho em um pouquinho d'água e acrescente junto ao maracujá e o açúcar, assim que der ponto desligue o fogo e espalhe a cobertura sobre a torta, leve novamente a geladeira.

Dica: como o recheio da torta fica um pouco azedinho, é uma boa pedida acompanha-la com uma taça de algum vinho licoroso, o vinho do Porto dá um contraste muito bom com essa torta.

É isso aí, pessoal!

Pelo jeito, a torta fica realmente muito interessante - eu, particularmente, gosto muito de doces que levam maracujá, porque a acidez da fruta ajuda muito em evitar que o resultado fique enjoativo.

Como sempre, estão todos convidados a participar - inclusive enviando suas próprias receitas e resenhas, que a gente edita e traz para cá.

Ficam, também, todos convidados a curtir nossa fanpage para ficar sempre a par das novidades que trazemos para cá, e de outras notícias que compartilhamos apenas por lá mesmo.

Para ver outras receitas e resenhas, dê uma olhada no nosso índice.

Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"