Yakimeshi

   

Olá, pessoal!

Tudo bem?

Vamos que vamos, com receitas interessantes e fáceis de se fazer!

A receita de hoje é bastante presente em restaurantes chineses e japoneses.

Tentei pesquisar a origem, para dividir a informação com vocês, mas não consegui encontrar nada de muito preciso a este respeito (as versões são variadas, e não dá para saber ao certo onde está a verdade).

Para manter o espírito do blog, nós elaboramos uma receita simplificada, mas cujo resultado não deixa de fazer justiça àqueles pratos que nos são servidos em restaurantes chineses e japoneses por aí.

O início desta receita é muitíssimo parecido com o processo para se preparar aquele arroz branco que consumidos no dia a dia.

Como nós usamos arroz parboilizado, tudo é bem tranquilo, e o risco de o arroz não ficar soltinho é praticamente nulo (se você utilizar arroz polido, precisa tomar mais cuidado para que ele não fique empapado).

Vamos lá!

Ingredientes:

1 copo de arroz

1 cenoura ralada grossamente

100g de presunto magro cortado em cubinhos

3 ovos

óleo

sal

Modo de Fazer:

Coloque em uma panela um fio de óleo, sal e temperos da sua preferência (vale lembrar que o sal deve ser o suficiente para temperar a cenoura que vem depois, também), o arroz e dois copos e meio de água (se utilizar outra quantidade de arroz, mantenha sempre a proporção de duas vezes e meia esse volume em água). Deixe a panela semi tampada e leve ao fogo alto.

Enquanto isso, prepare os ovos. É só aquecer um fio de óleo em uma frigideira anti-aderente. Quando a clara já estiver bem formada, quebrar a gema, e deixar ela solidificar, também; e com a gema já razoavelmente durinha mexer tudo bem, de forma que os ovos fiquem em pedacinhos sólidos (tomando cuidado para não deixar queimar). Quando estiver pronto, reserve.

Quando a água estiver na altura do arroz (o processo de cozimento quase concluído), distribua a cenoura por cima, uniformemente (ela fica por cima do arroz, e fica bem no ponto, cozida ao vapor).

Quando a água estiver praticamente seca, junte também o presunto em cubinhos e os ovos mexidos. Tampe a panela e deixe a água acabar de secar (você perceberá quando o arroz estiver soltando leves "estalos").

Apague o fogo, deixe a panela tampada por mais uns três minutinhos.

Depois, abra a panela, e mexa bem para misturar uniformemente todos os ingredientes.

Está pronto!

E fica uma delícia!

É uma forma barata e muitíssimo fácil de se fazer um simples arroz tornar-se um prato bem mais interessante.

Você também pode incluir outros ingredientes, segundo seu próprio gosto (há variações que incluem desde cebolinha picada, até pimentão vermelho ou brócolis em pedacinhos, por exemplo). O negócio é soltar a imaginação.

Acompanha muito bem boa parte dos pratos orientais, em geral (é evidente, contudo, que alguns pratos tailandeses ficam melhor acompanhados do arroz jasmim sem muitos temperos; e que certos pratos indianos também se sobressaem quando servidos em conjunto com o arroz basmati, por exemplo).

No dia que tiramos estas fotos, servimos o arroz como acompanhamento de um lombinho frito à chinesa com alho e de uma conserva de legumes (fukujin zuke). Tudo muito gostoso!

Como sempre, ficam todos convidados a participar, inclusive enviando críticas e sugestões, e também receitas e resenhas que a gente edita e traz para cá (atribuindo a autoria, é claro).

Também gostaríamos de convidar todos a curtirem nossa fanpage, para ficarem sempre a par das novidades que aparecem por aqui, e também de outras notícias que compartilhamos apenas por lá.

Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Conteúdo relacionado: