Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique esperto!

Aprenda como fugir de golpes nesta Black Friday

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
18 nov 2019 às 14:51
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dia 29 de novembro é a Black Friday, data cada vez mais popular no Brasil e que se caracteriza pela queda nos preços de diversos produtos. Muitos esperam ansiosamente por esse momento o ano todo para poder adquirir o que sempre sonharam por preços mais baixos.

No entanto, a data pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça, já que muitos consumidores são enganados por descontos falsos, propaganda enganosa ou até produtos e lojas inexistentes. A professora de Direito do Consumidor da Cesuca, Mariana Azambuja, dá algumas dicas para evitar ao máximo cair nos truques da Black Friday.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


1. Acompanhe os preços e desconfie daqueles que forem muito baixos

Leia mais:

Imagem de destaque
Histórico

Pela primeira vez na história olímpica, Brasil deve ter delegação com maioria feminina

Imagem de destaque
Senado aprovou em dois turnos

PEC das Drogas é inconstitucional e deve agravar cenário de violência, apontam especialistas

Imagem de destaque
Caso inusitado

Saber se idoso chegou vivo ou morto ao banco muda pouco, diz delegado

Imagem de destaque
Agência Nacional de Vigilâcia Sanitária

Entenda o que é a Anvisa, agência que regula remédios, vacinas e comida


A Black Friday tem oportunidades imperdíveis, mas é muito importante que os consumidores foquem naquilo que realmente precisam e não saiam comprando desenfreadamente. "O ideal é acompanhar os preços do produto ou serviço que precisa em sites e lojas físicas alguns meses antes da Black Friday. Assim, fica mais fácil identificar se o valor estará mesmo reduzido”, conta a professora.
Além disso, desconfie de preços muito baixos, pois eles certamente são golpe. Existem diversos comparadores de preços online que podem ajudar o consumidor a não cair nessa.

Publicidade


2. Assegure-se de que a loja existe


É muito importante investigar as lojas e garantir a sua existência antes de inserir seus dados e realizar a compra. Segundo a professora Mariana, o consumidor deve conferir se a empresa possui CNPJ, razão social, nome fantasia e endereço e telefone no Brasil. "É muito comum sites falsos apresentarem um endereço e telefone do exterior. As informações da empresa geralmente podem ser encontradas no rodapé do próprio site”, diz.
Outra dica é somente realizar a compra em grandes redes ou lojas já conhecidas pelo consumidor, quando possível.

Publicidade


3. Verifique a lista negra do Procon e sites de reclamação


No site do Procon é possível encontrar uma lista negra com lojas que possuem muitas reclamações. É recomendado acessar o site alguns dias antes da Black Friday para verificar quais são as lojas na lista e evita-las ao máximo. Sites de reclamação como o Reclame Aqui também são boas opções para verificar a seriedade e reputação das empresas.

Publicidade


4. Fique atento à segurança do site


A maioria dos consumidores opta por realizar as compras da Black Friday online, mas muitos temem inserir seus dados bancários ou realizar pagamentos pela internet. A dica nesses casos é comprar apenas de sites seguros que têm um cadeado verde do lado da URL, à esquerda na barra de endereços do navegador. "Sites com o cadeado são mais seguros porque usam criptografia que pode ser decifrada apenas pelo receptor, dificultando o acesso externo e roubo de informações”, explica a professora Mariana.
A forma de pagamento também deve ser levada em consideração. Prefira sites que possuem sistemas de pagamento confiáveis, como PagSeguro PagBank, e evite lojas que só aceitam boletos, pois esses são mais fáceis de fraudar.


5. Guarde os comprovantes

Se o consumidor for enganado, a melhor opção é procurar o SAC da empresa para tentar resolver o problema. Se nada for feito, ele pode e deve acionar os órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon e consumidor.gov.br.
Para isso, é importante ter em mãos as provas, que asseguram seus direitos. "Prints e fotos de ofertas, histórico de conversa com o vendedor, comprovante de transação e nota fiscal devem ser coletados para servir de prova”, conclui a professora.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade