Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Coronavírus - Fim de ano

Baixada Santista vai fechar praias no Ano-Novo para evitar aglomeração e Covid

Folhapress/Aline Mazzo
23 dez 2020 às 14:00
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As cidades da Baixada Santista, litoral sul de São Paulo, vão fechar as praias de toda a região nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. A medida seria uma maneira de evitar aglomerações e desestimular a viagem de turistas para passar a virada nas praias.


O anúncio foi feito após a reunião do Condesp (Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da Baixada Santista), na tarde desta quarta-feira (23).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), que também preside o conselho, as cidades vão solicitar o apoio do governo do estado, por meio da Polícia Militar, para garantir o fechamento das praias.

Leia mais:

Imagem de destaque
Tempestade

Sul e Sudeste têm alerta para chuva forte entre quinta-feira e domingo

Imagem de destaque

Relator no STJ vota para que Robinho cumpra pena por estupro no Brasil

Imagem de destaque
Condição rara

Idosa morre após cirurgia para retirada de feto calcificado no MS

Imagem de destaque
Entenda

INSS suspende bloqueio de aposentadoria por falta de prova de vida até o fim do ano


A decisão foi tomada após membros do Centro de Contingência da Covid-19 anunciarem que todas as regiões do estado passarão para a fase vermelha, a mais restrita do Plano São Paulo, entre os dias 25 e 27 de dezembro e 1 a 3 de janeiro.

Publicidade


O governo teme um descontrole da pandemia após as festas de fim de ano, já que nas últimas quatro semanas São Paulo registrou um salto de 54% do número de casos e de 34% nos óbitos.


Festas, shows e queima de fogos de artifício na virada do ano já haviam sido suspensos pelas cidades da região.

Publicidade


Os prefeitos solicitam ainda à gestão João Doria (PSDB) que sejam feitas barreiras sanitárias nas rodovias que dão acesso à Baixada Santista, para que os turistas não se dirijam à região. As prefeituras proibiram o acesso de vans e ônibus de turismo de um dia, pois, segundo Barbosa, esses banhistas causam aglomeração nas praias.


O Condesb ambém solicitou à Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) que não seja feita a operação descida nas estradas. "As rodovias são de responsabilidade do governo do estado, por isso precisamos desse apoio", diz Barbosa.

Publicidade


O prefeito de Santos afirmou que essas medidas só conseguirão ser implementadas com o apoio do governo do estado, já que as cidades da região não têm efetivo para fiscalizar essas medidas.


Na terça (22), Doria determinou que todo o estado entre na fase vermelha do Plano SP de restrições para conter a pandemia de coronavírus, a mais severa da escala, nos dias 25, 26 e 27 de dezembro e 1, 2 e 3 de janeiro, sem incluir as vésperas de Natal e Ano-Novo na decisão, que só permite o funcionamento de serviços essenciais.

Publicidade


"Essas decisões do Plano São Paulo contemplam todo o estado, mas a Baixada Santista precisa de uma forma específica, porque nenhuma região do estado tem a movimentação que a baixada tem e, do jeito que o plano está, caba se tornando um convite ao turista para se dirigir à Baixada", diz Barbosa.


As cidades ainda decidiram que nao vão permanecer na fase amarela, contrariando a determinação do estado. Para Barbosa, decidir fecha o comércio a 48 horas do Natal, quando os estabelecimentos já haviam se programado e feito estoque de produtos, não "parece adequado".


Ele afirma que os locais funcionarão de acordo com os protocolos estabelecidos pelo Plano São Paulo, com redução de lotação.

A Secretaria de Desenvolvimento Regional foi questionada a respeito das solicitações dos prefeitos, mas não havia se posicionado até a conclusão desta edição.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade