Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba Mais!

Banco Central adia cobrança com datas futuras no Pix para março de 2021

Folhapress/Isabela Bolzani
15 dez 2020 às 16:17
- Agência Brasil/Marcello Casal Jr
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Banco Central adiou para 15 de março de 2021 a data de início da oferta de QR Code para pagamentos futuros no Pix por parte das instituições financeiras e de pagamentos. Antes, a modalidade estava prevista para começar em 4 de janeiro.


A decisão foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) desta segunda-feira (14), e foi oficializada pela Instrução Normativa nº 58 do BC. O BC não informou, na instrução, o motivo para o adiamento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na prática, o Pix Cobrança para pagamentos com vencimentos -como é chamado- possibilitaria que as empresas gerassem um QR Code para transações em datas futuras (como um boleto, por exemplo).

Leia mais:

Imagem de destaque
ESPECIALISTA EXPLICA

Entenda como a chuva causa deslizamentos e desmoronamentos

Imagem de destaque
Veja ranking

Tamarana está entre os municípios com mais casamentos no Brasil

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Aos 86 anos

Raul Gil afirma que pretende se aposentar da TV em dezembro


A geração de QR Codes para pagamentos imediatos por meio do Pix já está disponível desde 16 de novembro, quando o novo sistema passou a operar no país.

Publicidade


Na prática, o Pix transforma toda conta –seja ela corrente, poupança, de pagamento ou uma carteira digital– em um grande sistema de pagamentos.


Com o aplicativo financeiro que já está instalado, o usuário consegue mandar dinheiro para outra pessoa ou realizar um pagamento de maneira instantânea, independentemente de qual seja a instituição de recebimento.

Publicidade


As transações poderão ser feitas 24 horas por dia, sete dias por semana, e acontecerão de maneira gratuita para pessoas físicas e microempreendedores individuais, com algumas exceções. A gratuidade vale para enviar e receber transferências e para realizar compras.


Por enquanto, apenas as transferências entre pessoas e empresas e os pagamentos de compras e de GRUs (guias de recolhimento da União) estão disponíveis.

Publicidade


As GRUs são documentos instituídos pelo Ministério da Economia para recolhimento das receitas de órgão, fundos, autarquias, fundações e demais entidades integrantes dos orçamentos fiscal e da seguridade social.


O BC também sinalizou a possibilidade de que o Pix seja usado para o pagamento de impostos e de contas de água, luz e telefone, mas ainda não há data prevista para a implementação.

Publicidade


A agenda da autoridade monetária para o novo sistema também conta com a possibilidade de saques no varejo e outras funcionalidades, como o Pix garantido (que imita o parcelado sem juros), o recolhimento do FGTS por parte das empresas, os pagamentos offline e por aproximação, o Pix cross border (comércio transfronteiriço) e o Pix como débito direto.


CRONOGRAMA DO PIX

Publicidade


16 de novembro
Pagamentos de compras, transferências, pagamentos entre empresas e pagamentos de GRUs (guias de recolhimento da União)


Primeiro semestre de 2021
Saques no varejo e recolhimento do FGTS

Publicidade


Final de 2021
Pix Garantido (que simula o parcelado sem juros), pagamento por aproximação


Primeiro semestre de 2022
Pagamentos offline


Final de 2022
Pix como débito direto


Médio e longo prazo (de 5 a 10 anos)
Pix cross border (comércio transfronteiriço)

Sem data prevista ou ainda em discussão
Pagamentos de impostos e pagamentos de contas de água, luz e telefone


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade