Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique em casa!

Barroso veta publicidade do governo que diz que 'o Brasil não pode parar'

Mônica Bergamo - Folhapress
01 abr 2020 às 10:43
- José Cruz/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), decidiu "vetar a produção e circulação, por qualquer meio, de qualquer campanha que pregue que 'O Brasil Não Pode Parar' ou que sugira que a população deve retornar às suas atividades plenas, ou, ainda, que expresse que a pandemia constitui evento de diminuta gravidade para a saúde e a vida da população".

Segundo ele, a supressão das medidas de distanciamento social, propagadas pela publicidade elaborada no governo, colocaria em risco a vida, a segurança e a saúde da população, direitos que a Corte tem o dever de tutelar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ele atendeu a um pedido da Rede para que a campanha, elaborada pela Secom (Secretaria de Comunicação) do governo de Jair Bolsonaro, não seja divulgada.

Leia mais:

Imagem de destaque
Tempestade

Sul e Sudeste têm alerta para chuva forte entre quinta-feira e domingo

Imagem de destaque

Relator no STJ vota para que Robinho cumpra pena por estupro no Brasil

Imagem de destaque
Condição rara

Idosa morre após cirurgia para retirada de feto calcificado no MS

Imagem de destaque
Entenda

INSS suspende bloqueio de aposentadoria por falta de prova de vida até o fim do ano


Um vídeo preliminar da publicidade, denominado "O Brasil Não Pode Parar", já circula em redes sociais e foi disponibilizado no Instagram e disparado por WhatsApp. As imagens e o texto estão alinhados com os discursos feitos por Jair Bolsonaro, que é contrário ao isolamento social determinado por governos estaduais.

Publicidade


Barroso cita declarações da OMS (Organização Mundial de Saúde), do Conselho Federal de Medicina, da Sociedade Brasileira de Infectologia e do próprio Ministério da Saúde, que dizem que o isolamento social se impõe para evitar uma catástrofe na saúde, para suspender a veiculação da campanha.


"Não se trata aqui de uma decisão política do Presidente da República acerca de como conduzir o país durante a pandemia. Haveria uma decisão política, no caso em exame, se a autoridade eleita estivesse diante de duas ou mais medidas aptas a produzir o mesmo resultado: o bem estar da população, e optasse legitimamente por uma delas", diz Barroso.


"Não é o caso", segue o ministro. "A supressão das medidas de distanciamento social, como informa a ciência, não produzirá resultado favorável à proteção da vida e da saúde da população. Não se trata de questão ideológica. Trata-se de questão técnica. E o Supremo Tribunal Federal tem o dever constitucional de tutelar os direitos fundamentais à vida, à saúde e à informação de todos os brasileiros."

"O que está em debate aqui é, não um direito, mas o dever da União de informar adequadamente o público acerca das situações que colocam em risco a sua vida, saúde e segurança".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade