Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Com coronavírus e sem povo, católicos têm Semana Santa de vazio existencial e ritos pela internet

Folhapress
10 abr 2020 às 15:50
- Ansa
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Transmitida ao mundo, a imagem inédita do papa Francisco rezando sozinho na praça São Pedro, no Vaticano, no último dia 27, sintetiza o que os padres brasileiros passaram a experimentar nos últimos dias, durante a Semana Santa.

Seguindo a orientação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), o período de celebrações especiais, como as missas de Domingo de Ramos, no dia 5, as encenações da Sexta-Feira Santa e a missa de Páscoa, agora é "sem povo".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Sem contato com fiéis, padres relatam vazio existencial e a oportunidade de retomar a caridade na quarentena, que coincidiu com a quaresma. Para fiéis, o momento de isolamento devido à pandemia do novo coronavírus é de tristeza, mas com fé. E com transmissões online.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em oito anos

Pela primeira vez, Brasil não atinge meta de crianças no ensino fundamental

Imagem de destaque
Lista de aprovados

Resultado da pré-seleção do Fies 2024 é divulgado pelo MEC

Imagem de destaque
Em maio

Globo negocia transmissão de show gratuito de Madonna no Rio de Janeiro

Imagem de destaque
Saiba mais

STF derruba regra de 1999 e amplia licença-maternidade do INSS a trabalhadora autônoma


"A Páscoa é o centro do calendário litúrgico, é o que dá sentido ao cristianismo. A culminância está na Páscoa, que é morte e ressurreição de Jesus. É mais do que o Natal, seu nascimento", diz frei Luiz Carlos Susin, teólogo da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul).

Publicidade


O termo quaresma, assim como a palavra quarentena, deriva do número 40, que são os dias de preparação para a Páscoa. O período chegou a ser maior, de 70 dias na Idade Média, conta Susin.


Hábitos como a abstinência da carne, por exemplo, acabaram sendo adotados pela maioria dos católicos apenas na Sexta-Feira Santa, quando se relembra a crucificação de Jesus, que foi condenado à morte.

Publicidade


Importantes na quaresma, a esmola, o jejum e a oração ganham novos sentidos nos dias de hoje, disse o teólogo. "A esmola não é apenas doar algo para o pobre, mas doar algo que me é necessário. O jejum é sentir falta de algo. É a falta que mostra a dor, que faz ser mais solidário e sensível à dor do outro."


O medo e a angústia que Jesus sentiu desde que foi condenado à morte têm consolado o padre Ricardo Fontana, da paróquia Santo Antônio, em Bento Gonçalves, na serra gaúcha.

Publicidade


"O sentimento é de um vazio existencial profundo. A gente olha para o que Jesus passou e tem essa sensação de estarmos recolhidos no Monte das Oliveiras. Não é só a falta do público, é algo existencial", diz Fontana.


Para o padre redentorista Joaquim Parron, que atua em uma comunidade carente da periferia de Curitiba, três atitudes estimuladas pela Igreja no período da quaresma encaixam com o tempo de isolamento social recomendado pelas autoridades da saúde diante da expansão do novo coronavírus pelo mundo: caridade, oração e penitência.

Publicidade


Ele diz acreditar que o significado da Páscoa também será em parte retomado como consequência dos impactos da pandemia no dia a dia das famílias.


"O sentido vai ser muito mais intenso, e a tendência é de mais pessoas serem atingidas pela mensagem cristã, que não é só a de atrair aglomerações, mas para que sejam mais solidárias, dignas e mais felizes na sua realidade."

Publicidade


Parron disse que os padres mais velhos tiveram que ceder à tecnologia, transmitindo missas ao vivo pela internet, e os mais jovens têm ido atrás dos seus fiéis.


Entre os exemplos de celebrações afetadas pelo novo coronavírus em Curitiba está a missa do padre Reginaldo Manzotti, no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe.

Publicidade


A igreja, que chega a atrair 3.000 pessoas na Páscoa, agora tem como expectadores fotos dos fiéis espalhadas pelos bancos. A ideia do padre, inspirada em uma ação que ocorreu em uma igreja italiana, tem como objetivo manter os cristãos como parte da celebração.


Para respeitar o isolamento domiciliar, descendentes de ucranianos e poloneses do Paraná também terão que se adaptar o tradicional ritual de bênção de alimentos no sábado que antecede a Páscoa.


A tradição será mantida, mas por outros meios: algumas comunidades vão transmitir o ritual pelas redes sociais e, em outras Igrejas, os padres darão a benção pelo sistema drive-thru.


O mundo online também está sendo usado em Goiás, cidade histórica antiga capital do estado homônimo, que neste ano, pela primeira vez em 275 anos, cancelou a tradicional Procissão do Fogaréu.


Marcada pela participação de fiéis segurando tochas e usando indumentária especial, a procissão foi substituída por vídeos dos atos ocorridos nos últimos anos, disponibilizados no site da prefeitura.


Já no interior de São Paulo, dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto, publicou orientações sobre as celebrações da Semana Santa, entre elas orar pelos infectados pelo novo coronavírus.


"Oremos pelos irmãos e irmãs infectados pela Covid-19, pelos irmãos e irmãs que faleceram em virtude deste vírus, pelos irmãos e irmãs que sofrem pela perda de entes queridos nesta pandemia", diz o arcebispo no documento.


No domingo (12), o Santíssimo Sacramento percorrerá ruas do centro da cidade, às 18h. Foi a forma encontrada pela Catedral de São Sebastião para marcar a Páscoa.


Frequentadora da catedral, a aposentada Maria Otília Ferreira diz ver com tristeza o cenário atual na cidade e no mundo e que isso a motiva a orar pelos doentes. "Não podemos esmorecer. A fé é essencial."


Na Diocese de Limeira, as paróquias dos 16 municípios farão transmissões pela internet das missas, como já tem ocorrido nas últimas semanas. "Até segunda ordem, continua valendo o decreto de dom José Roberto [Fortes Palau, bispo], que suspende por tempo indeterminado as missas com a presença de fiéis", informou a diocese.


Na mineira Congonhas, a alternativa, sem poder reunir fiéis, foi exibir, desde domingo, uma série na internet sobre a ressurreição de Cristo.
Na Arquidiocese de Mariana, também em Minas, duas procissões foram transferidas para setembro -Festa de Exaltação da Santa Cruz e Memória de Nossa Senhora das Dores.


A tradição dos dias que antecedem a Páscoa na cidade vem desde o século 18 e atrai 15 mil turistas todos os anos, segundo a prefeitura. Entre os rituais, estão as toalhas colocadas nas janelas das casas, para marcar as passagens das procissões, tradição trazida pelos portugueses.


Na mais conhecida cidade histórica de Minas Gerais, Ouro Preto, a procissão do Domingo de Ramos -data que lembra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém- costuma colocar uma multidão nas ruas.


Neste ano, porém, quando o padre Marcelo Moreira Santiago, 54, olhou ao redor, no adro da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, onde fazia a cerimônia de bênção dos ramos, não havia ninguém.


A recomendação da Igreja foi que fiéis colocassem ramos nas portas da casas para serem abençoados na hora da missa. Alguns membros fizeram uma caminhada simbólica do lado de fora da Igreja do Carmo, cuidando a distância de um metro entre eles.

"Muitas pessoas têm nos telefonado dizendo que estão com saudade da presença nas celebrações da missa. Eu podia dizer o mesmo, que celebrando sem o povo, estou com saudades. Calor humano se expressa melhor com a presença", afirma o padre Santiago.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade