Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Melhore sua renda

Confira 7 revisões que podem aumentar sua aposentadoria

Ana Paula Branco - Folhapress
10 mar 2020 às 09:29
- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Seja por falha na análise do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), por mudança na lei ou pela falta de documentação no requerimento da aposentadoria, milhares de benefícios são concedidos com erros todos os anos.

Para verificar se esse foi o seu caso e se é possível melhorar a renda atual, o Agora, em parceria com o escritório Arraes & Centeno Advocacia, traz os sete tipos mais comuns de revisão.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A mais recente autorizada pela Justiça, a revisão da vida toda, permite incluir no cálculo do benefício as contribuições feitas antes de julho de 1994, pagas em outras moedas que não o real.

Leia mais:

Imagem de destaque
Peixe grande

Polícia Federal prende três suspeitos de encomendar morte de Marielle Franco

Imagem de destaque
Entenda

Agentes temem que fim da saidinha transforme presídios em caldeirão de rebeliões

Imagem de destaque
Nesta sexta

Defesa de Robinho entra com novo pedido de habeas corpus no STF

Imagem de destaque
Medida de segurança

Robinho deve ficar dez dias isolado em cela de 8 m² no presídio de Tremembé


Quem comprova o direito à essa revisão, além do reajuste mensal no benefício, pode receber atrasados de mais de R$ 200 mil.

Publicidade


Já o trabalhador que conseguiu comprovar um vínculo trabalhista, por meio de ação judicial, após se aposentar, pode pedir a inclusão deste período no cálculo para aumentar a renda.


Importante lembrar que o vínculo não entra automaticamente no Cnis (extrato previdenciário), o aposentado tem que solicitar ao INSS.

Publicidade


Outra revisão é para o segurado que preencheu os requisitos para se aposentar, mas escolheu continuar trabalhando. Neste caso, ele tem direito à melhor forma de cálculo do benefício.


Se constatar, por meio da carta de concessão, que este direito não foi respeitado, é possível pedir a correção.

Publicidade


É preciso ficar atento ao prazo para solicitar uma revisão. No geral, ele acaba quando a concessão do benefício completa dez anos.


Vencido este prazo, não há como cobrar o direito ao INSS nem na Justiça.

Publicidade


"Por essa razão, é recomendado que o aposentado ou pensionista sempre busque saber se seu benefício foi concedido corretamente, o mais rápido possível", orienta a advogada Carolina Centeno.


A melhor forma de identificar um erro de cálculo na média salarial ou a falta de um período contributivo é analisando a carta de concessão e a memória de cálculo do benefício. Nesses documentos, devem constar todos os salários considerados para o cálculo.

Tenha certeza do que irá pedir e documente o direito. Ao ser revisado, todo o benefício será reavaliado. Se considerar que está pagando a mais, por exemplo, o INSS pode reduzir a renda.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade