Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja como acompanhar!

Eclipse solar acontece a partir do meio-dia desta segunda-feira

Redação Bonde
14 dez 2020 às 09:27
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A semana já começa com um fenômeno astronômico peculiar. Nesta segunda-feira (14), durante o horário do almoço, ocorrerá um eclipse solar, momento no qual a Lua se coloca entre o Sol e a Terra.


Ele será total apenas na Argentina e no Chile. No Brasil, o eclipse será visto de forma parcial, ficando mais visível no sul do país.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia no Bonde: Dezembro terá fenômeno astronômico que não acontece desde a Idade Média

Leia mais:

Imagem de destaque
Mudanças climáticas

'Dia da Terra' é o tema do Google Doodle desta segunda

Imagem de destaque
Conheça

Barra do Cahy, primeira praia do Brasil à qual Cabral chegou em 22 de abril de 1500

Imagem de destaque
950 mil pessoas afetadas

Conflitos no campo foram recorde em 2023, mas área em disputa diminuiu

Imagem de destaque
Continua rainha

Marília Mendonça é a primeira brasileira a atingir 10 bilhões de streams no Spotify


Especificamente em Londrina, o eclipse começará às 12h31 e atingirá seu máximo às 13h52, quando, segundo o Gedal (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina), o Sol deve ficar 30% encoberto pela Lua.

Publicidade


Em Curitiba, o eclipse atingirá 38%. Em Porto Alegre, cerca de 54% do Sol ficará encoberto pela Lua. São Paulo terá 31%. Já em Brasília (DF), a Lua dará apenas um pequeno "beijo” no Sol, obscurecendo cerca de 8% do disco solar.


Como observar o eclipse?

Publicidade


Olhar o Sol de forma direta pode ser perigoso para a visão. Por isso, algumas práticas comuns, como usar chapas de raio-x, negativos de fotos ou vidro escurecido são muito arriscadas e podem causar danos irreversíveis.


O procedimento correto é fazer a observação utilizando filtros específicos para olhar o sol de modo direto. Como eles são difíceis de serem encontrados, uma alternativa viável é utilizar filtros de soldados nº 14, facilmente encontrados em lojas de ferragens e têm preços acessíveis, custando entre R$2,00 e R$8,00 a unidade.

Publicidade


Mesmo com esses filtros, é necessário observar apenas durante alguns segundos e depois descansar a visão por dois minutos ou mais, antes de voltar a observar o eclipse.


Há ainda uma opção simples: pegando uma caixa de papelão, faça um pequeno furo numa das laterais. Ao apontar esse furo para o Sol, durante o eclipse, será possível ver projetada, dentro da caixa, a imagem do Sol eclipsado.


Atividades do Gedal

Comumente, o Gedal faz atividades de observação dos fenômenos astronômicos na região. Todavia, em virtude das medidas sanitárias de prevenção ao contágio pela Covid-19, não haverá encontro para a observação desse eclipse.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade