Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Entidades criam cartilha para orientar jornalista que sofreu assédio virtual

Folhapress
01 jun 2020 às 11:33
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma cartilha criada em parceria da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) com o conselho federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) traz orientações jurídicas para jornalistas que sofrem ataques no ambiente virtual.

O documento detalha as características do abuso virtual e como denunciá-lo às autoridades. O lançamento foi feito durante o webinário "Liberdade de Imprensa, Justiça e Segurança dos Jornalistas", realizado na quarta-feira (27).​

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Participaram do debate Augusto Aras, procurador-geral da República, os ministros do STF Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, a jornalista da Folha de S.Paulo Patrícia Campos Mello, o presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, o diretor da Faculdade de Direito da USP, Floriano de Azevedo Marques Neto, o coordenador do Observatório de Liberdade de Imprensa da OAB Federal, Pierpaolo Bottini, e o presidente da Abraji, Marcelo Träsel.

Leia mais:

Imagem de destaque
Histórico

Pela primeira vez na história olímpica, Brasil deve ter delegação com maioria feminina

Imagem de destaque
Senado aprovou em dois turnos

PEC das Drogas é inconstitucional e deve agravar cenário de violência, apontam especialistas

Imagem de destaque
Caso inusitado

Saber se idoso chegou vivo ou morto ao banco muda pouco, diz delegado

Imagem de destaque
Agência Nacional de Vigilâcia Sanitária

Entenda o que é a Anvisa, agência que regula remédios, vacinas e comida


A cartilha divide os abusos em cinco tipos. Primeiro há a perseguição obsessiva, chamada de cyberstalking, que é o envio numeroso de mensagens não solicitadas que podem causar "aflição, angústia, ansiedade e outras formas de sofrimento". Depois, a cartilha cita o envio de mensagem ameaçadoras e intimidadoras.

Publicidade


Há ainda a trolagem, quando ocorre a adulteração ou fabricação de uma postagem ou de matéria jornalística com inserção de declaração falsa.


Em seguida, o documento fala sobre as campanhas de assédio, provocadas por uma manifestação de uma pessoa influente que desencadeia outras, podendo ou não serem coordenadas.

Publicidade


Por último, há o doxing, que é a divulgação de informações privadas, como telefone, email ou endereço, que culmina na intimidação ou ameaça à pessoa exposta.


A orientação primeira para quem é alvo de ataques é denunciar. A comunicação às autoridades pode ser para a polícia com a emissão de BO ou para o Ministério Público com a a apresentação de notícia-crime.

Publicidade


Como uma das principais dificuldades para a responsabilização de agressores na internet é a identificação do autor das mensagens, que muitas vezes são publicadas por perfis falsos, a cartilha traz considerações sobre medidas que podem ser tomadas para a produção de provas do crime.


A chamada investigação defensiva, feita com a ajuda de um advogado, tem como objetivo identificar de onde partem os ataques. Primeiro, recomenda-se guardar registro dos fatos, o chamado "print".

Publicidade


Para que ele seja mais facilmente aceito como prova, sugere-se que seja feita uma ata notarial em um cartório de notas. O advogado também poderá colher depoimentos de quem sofreu o ataque e de pessoas próximas a ela para comprovar o recebimento da ameaça.


As informações sobre criação de login, conta de e-mail e registros de acesso são um dos principais meios para individualizar o autor das ameaças. O Marco Civil da Internet permite que a pessoa lesada faça uma requisição judicial para que se determine o responsável. O procedimento pode demorar meses até que seja finalizado, mas muitas vezes dá resultado.


O jornalista que enfrenta assédio ou perseguição virtual pode escrever um breve relato para o email [email protected]. Se a pessoa se sentir em perigo iminente, a orientação é dirigir-se a uma unidade de polícia.

O documento ressalta, contudo, que nem a OAB nem a Abraji se responsabilizarão pela defesa de jornalistas. A cartilha está disponível no site da associação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade