Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Desmatamento

Governo tenta proibir queimadas na Amazônia por 120 dias

Folhapress
08 jul 2020 às 16:35
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ministério do Meio Ambiente prepara um decreto que proíbe por 120 dias a realização de queimadas na Floresta Amazônica.

A medida, que foi adotada por 60 dias no ano passado, tem como objetivo tentar reduzir o desmatamento na região amazônica durante o período da seca, que teve início no mês passado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A proibição foi discutida em reunião, promovida na terça-feira (7), no Palácio do Planalto, com a participação dos ministérios do Meio Ambiente, Agricultura e Relações Exteriores.

Leia mais:

Imagem de destaque
Povos originários

Milhares de indígenas marcham em Brasília pela demarcação de seus territórios

Imagem de destaque
Fique atento!

Falsos servidores do INSS dão golpe da prova de vida; saiba se proteger

Imagem de destaque
353.348 beneficiados

Receita libera consulta a lote residual do Imposto de Renda com R$ 457,7 milhões; saiba como ver

Imagem de destaque
Sunset

Rock in Rio anuncia shows da banda James, cantor Kingfish, Penélope e Pato Fu


A iniciativa foi revelada pelo jornal Valor Econômico e confirmada nesta quarta-feira (8) pela reportagem. Segundo assessores presidenciais, ela ainda está em fase de avaliação e deve ser publicada até o final do mês.
O decreto é uma das respostas do governo brasileiro às críticas de investidores estrangeiros em relação à atual política ambiental brasileira.

Publicidade


Em carta aberta, empresários que detêm US$ 3,7 trilhões em ativos administrados ao redor do mundo criticaram a postura do país em relação à floresta amazônica.


O documento gerou preocupação no presidente Jair Bolsonaro, que solicitou à equipe ministerial uma reação imediata ao documento.

Publicidade


O Palácio do Planalto também identificou reação negativa no exterior à informação de que a Amazônia tem 23% da floresta em terras públicas não destinadas registradas ilegalmente como propriedades privadas.


Como reação, Bolsonaro prepara um pacote de medidas para tentar acalmar investidores estrangeiros. Sob o comando do vice-presidente Hamilton Mourão, coordenado do Conselho da Amazônia, o objetivo é tentar melhorar a imagem do país, sobretudo na União Europeia.


A estratégia é para tentar conter uma eventual fuga de investimentos estrangeiros e gerar um ambiente positivo para que o Brasil atraia recursos externos após a fase mais grave da pandemia do novo coronavírus, esperada para o segundo semestre.

O mês de junho teve 18,5% mais focos de incêndio na Amazônia em relação ao mesmo período do ano passado.
Foram 2.248 focos de queimadas no bioma, o maior índice desde 2007, quando houve 3.517 focos na região no mesmo período do ano. O monitoramento é feito pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade