Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique atento!

INSS alerta para golpes durante a quarentena

Folhapress
21 jul 2020 às 11:27
- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A pandemia tem afetado a atividade econômica de muita gente. E, considerando o aumento de novos golpes previdenciários, parece que a crise financeira tem despertado o interesse de fraudadores em impulsionar ações criminosas contra aposentados e pensionistas do INSS.

A Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda fez um alerta sobre golpe por telefone, carta ou email de ladrões se passando por funcionários. Os estelionatários entram em contato com segurados da Previdência, por telefone, fingindo ser integrantes do Conselho Nacional de Previdência, com o objetivo de obter dados pessoais, número do benefício e extorquir dinheiro das pessoas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Embora não seja comum, é possível servidores da Previdência Social manterem contato com segurados.

Leia mais:

Imagem de destaque
Jogo simples custa R$ 5

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 13 milhões

Imagem de destaque
Nível mais baixo desde 2015

Brasil reduziu em 36% a perda de florestas em 2023, mostra estudo

Imagem de destaque
Veja os detalhes

Exército abre concurso público com 163 vagas na área da saúde

Imagem de destaque
Investigação

Textor presta depoimento na polícia e diz que apresentou provas de manipulações no futebol


A própria instrução normativa número 77/2015, com o objetivo de complementar informações ou solicitar esclarecimentos, prevê que os funcionários mantenham a comunicação com o interessado "por qualquer meio, inclusive comunicação verbal, direta ou telefônica, correspondência, telegrama, fax ou correio eletrônico", diz o documento.

Publicidade


Veja também: Golpistas aproveitam pandemia para praticar estelionatos


Os fraudadores se aproveitam dessa possibilidade para se passar por servidores e roubar os aposentados. A Previdência pode até entrar em contato por telefonema, mas não costuma requerer dado pessoal; se limita a informar a pendência no requerimento.

É preocupante por que as abordagens dos ladrões são criativas, convincentes e verossímeis. Nem sempre o INSS pode ser responsabilizado por eventual prejuízo, principalmente se o segurado passou os dados aos estelionatários voluntariamente. Diferentemente de quando há, por exemplo, o lançamento de empréstimo consignado fraudulento, mesmo o aposentado não tendo fornecido nenhuma informação. Na dúvida, o melhor é se recusar a fornecer a informação a estranhos ou obter canais oficiais para fazê-lo. Em época de pandemia, os golpes têm aumentado.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade