Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Epidemia de fake news

Notícia falsa diz que cervejaria vai distribuir álcool gel para a população

Luís Fernando Wiltemburg - Redação Bonde
20 mar 2020 às 12:08
- Marcello Casal Jr./Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Se a proliferação de fake news já tem escalas astronômicas em condições normais, imagine em um período de pandemia, da qual a melhor prevenção é o isolamento? As preocupações em relação ao coronavírus criam um ambiente propicio para criação de notícias falsas, áudios mentirosos ou golpes cibernéticos.

Um desses golpes envolve o nome da gigante das bebidas Ambev. A mensagem falsa diz que a empresa vai distribuir gratuitamente mais de um milhão de unidades de álcool gel e dá um link para que os interessados supostamente procurem o ponto de distribuição mais próximo de casa. O link, entretanto, capta informações pessoais que podem ser usados para outros golpes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A mensagem tem sérios indícios de ser falsa. Em algumas, o autor diz que viu reportagem sobre a distribuição "hoje de manhã no Jornal Hoje”, notório noticiário vespertino da tevê aberta. O link para o suposto cadastro também não tem o nome da empresa e o site é bastante amador, não condizendo com a qualidade esperada de uma empresa daquele porte.

Leia mais:

Imagem de destaque
12P/Pons-Brooks

'Cometa do Diabo' poderá ser visto no Brasil neste domingo; veja dicas para observar

Imagem de destaque
Nova Friburgo

Professora grampeia bilhete em uniforme de criança de 5 anos no Rio

Imagem de destaque
A partir de 2025

Rodovias federais vão ter pontos de descanso para motoristas

Imagem de destaque
Acusado de exagerar no currículo

Joel Jota desiste de ser padrinho do Time Brasil nos Jogos de Paris-2024


Procurada, a assessoria de imprensa da Ambev confirmou a falsidade do link e esclareceu que a produção do alcool em gel que está sendo produzido será doado exclusivametne para hospitais públicos municipais onde há casos da doença. "Importante: Pessoas mal-intencionadas têm usado a pandemia do covid para aplicar golpes cibernéticos. Evite sempre clicar em links ou abrir anexos suspeitos”, alerta a nota da assessoria.

Após a chegada do Covid-19 no Brasil e antes mesmo da decretação de pandemia, uma corrida por álcool gel criou escassez do produto e provocou alta exagerada nos preços praticados por alguns estabelecimentos. Foi necessária a intervenção dos governos municipais e estadual, que passaram a notificar as lojas que praticam preços abusivos e a limitar a venda do produto por pessoas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade